Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

Seminário sobre acidentes e violência no trânsito é realizado na Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (10), a Comissão em Defesa da Saúde da Câmara Municipal vai promover um seminário sobre acidentes e violência no trânsito. Em Petrópolis, os acidentes de trânsito representam a  principal causa de mortes. O objetivo  é aprofundar o debate sobre o tema, subsidiando os técnicos e as autoridades municipais na construção de políticas públicas que permitam o enfrentamento da questão e o alcance da meta proposta pela ONU de redução do número de mortes no trânsito.

Inicialmente, serão apresentados os números específicos da cidade de Petrópolis. Em seguida, ocorrerão apresentações sobre como se dá o atendimento as vítimas, que contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Concer, Hospital Santa Tereza e Hospital Nelson Sá Earp. Estão programados também o depoimento de vítimas e a apresentação de vídeos. Na parte da tarde, haverá debates sobre a prevenção do problema envolvendo os órgãos municipais de educação, saúde, segurança, além da Polícia Militar e Secretaria de Estado de Educação.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas – ONU proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lançou um desafio para os países: reduzir pela metade o número de mortes no trânsito em um prazo de 10 anos. Desta forma, em todo o mundo, e o Brasil não é exceção, o comportamento irresponsável no trânsito, em especial o de dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas, tem sido uma preocupação constante das autoridades.

Esse problema atinge inclusive a economia, uma vez que  milhões de reais em impostos são gastos com o tratamento das vítimas de acidentes. Além disto, a dor das famílias que perderam parentes é irreparável. Somam-se a este quadro  vítimas que ficaram com sequelas e podem, em alguns casos,  conviver com elas por toda vida. São cerca de 43 mil mortos por ano, o que  coloca o Brasil em quarto lugar no mundo em número de acidentes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).