Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

Frente Parlamentar HIV/Aids toma posse na Câmara Municipal

Foto: José Paulo

Na última semana, a Frente Parlamentar em HIV/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais tomou posse na Câmara Municipal, formada pelos vereadores Silmar Fortes, que preside a Frente; Reinaldo Meirelles, Pastor Sebastião e Gilda Beatriz. O objetivo é solidificar a parceria entre o movimento social organizado, ONGs e órgãos governamentais, incluindo a Assembleia Legislativo do Rio de Janeiro, para a aglutinação de forças necessárias ao enfrentamento destas doenças, seja no que diz respeito à prevenção, à proteção, ao acesso e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes, seja na garantia dos direitos fundamentais desses pacientes.

O pedido pela reinstalação da Frente Parlamentar foi feito por Antônio Carlos Pires, o Cal, membro do SOS Vida, ONG referência no combate em Aids em Petrópolis. “Não podemos permitir a banalização dessa doença. Não está tudo dominado e ainda não é uma doença totalmente conhecida, e por isso traz uma série de medos e preconceitos”, comentou.

O vereador Silmar Fortes aproveitou a oportunidade para marcar a inauguração dos trabalhos para o dia 23 de outubro, às 14 horas, na Câmara. Segundo a resolução que criou a Frente, as reuniões terão caráter público, podendo ser assistida por qualquer cidadão. Ainda segundo a resolução, a Frente Parlamentar será regida por um Estatuto, que será elaborado em até 60 dias após a primeira reunião.

Para a chefe do departamento de combate a Aids/HIV do Ministério da Saúde, Noêmia Lima, a história do enfrentamento do Brasil contra a Aids é conhecida em todo mundo e é reconhecida como referência. “Isso porque nada foi feito por uma pessoa só. Precisamos de Frentes Parlamentares porque precisamos do legislativo para efetivar certas políticas públicas”.

Para o deputado estadual Jânio Mendes, como Petrópolis tem os melhores índices no Estado no combate a essas doenças, isso se torna um desafio ainda maior para a Frente Parlamentar. “Essa também deve ser a melhor Frente do Estado para servir de exemplo para todas as outras Câmaras do Estado. Essa Frente tem o compromisso de fazer as políticas públicas darem certo, pois tudo começa no município e a Frente Parlamentar está aqui para isso, ouvir quem está na ponta do processo”, declarou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).