Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Dia do Aviador é comemorado em Petrópolis

Nesta quarta-feira (23), é comemorado o Dia do Aviador e a partir das 9h30, quem estiver na cidade poderá participar do “Museu de Portas Abertas” – visitas guiadas pelo Museu Casa de Santos Dumont e pelo Centro Cultural 14 Bis, com entrada gratuita. A Banda Marcial Wolney Aguiar e o coral da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont vão se apresentar em frente ao museu no horário em que começarão as visitas.

Para os visitantes do fim de semana será oferecida uma atração extra: a exibição do curta-metragem “14 Bis”, no sábado (26); e do documentário “Santos-Dumont – O Homem Pode Voar”, no domingo (27).

A Encantada
– Conhecida como “A Encantada”, a casa que abriga o museu foi projetada pelo próprio Santos Dumont, em 1918. Ele orientou cada detalhe e também acompanhou a construção. Em terreno íngreme, ela apresenta soluções inovadoras, que refletem a inventividade do pai da aviação. De dimensões mínimas e um esquema multiuso, conta até com um observatório do céu. Ele a utilizou como casa de veraneio até 1932, data do seu falecimento. Em 1936, a casa, seu mobiliário e objetos de uso do Santos Dumont foram doados à Prefeitura de Petrópolis pelos familiares do inventor. Em 1956, foi criado o Museu Casa de Santos Dumont e em 2012 foi criado um anexo para atividades culturais, o Centro Cultural 14 BIS. O conjunto recebe, em média, nove mil visitantes por mês.

Confira a programação abaixo:

Dia do Aviador – 23/10, 4ª feira

Das 9h30 às 17h: “Museu de Portas Abertas” – visitas guiadas pelo museu e Centro Cultural 14 Bis, com entrada gratuita.

Às 9h30: Solenidade em homenagem ao Dia do Aviador – com da Banda Marcial Wolney Aguiar e o coral da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont.

26/10, sábado
Os visitantes do museu poderão assistir o curta-metragem “14 Bis”, de André Ristum, em duas sessões, às 11h e 15h, com 23 minutos de duração. O drama conta a saga do brasileiro que realizou o primeiro voo de avião da história, levando ao delírio a multidão presente no Campo de Bagatelle, em Paris. Anos depois, Alberto Santos Dumont se depara com o uso que a humanidade fez de seu invento: um instrumento bélico durante a Primeira Grande Guerra.

27/10, domingo
Para os visitantes do dia, exibição do documentário “Santos-Dumont – O Homem Pode Voar”, de Nelson Hoineff, com duração de 75 minutos. O filme traz imagens do aviador brasileiro que se julgava inexistentes ou perdidas para sempre. Entre elas estão a do voo definitivo do 14-bis, as dos experimentos com o número 18 no rio Sena e as dos mais importantes voos do Demoiselle. As sessões serão às 11h e 15h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).