Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeTecnologia

Palácio de Cristal recebe estandes de empresas participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As empresas participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continuam com seus estandes no Palácio de Cristal até o próximo sábado (26).

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento que congrega empresas do setor na cidade e vem de encontro com a ideia de Petrópolis se tornar um polo tecnológico”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho.

O gerente de Inclusão Social da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Anderson Palma, explica que no estande da Secretaria estão expostos folhetos e vídeos informativos sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de tecnologia, educação e sustentabilidade. “Temos muitos programas interessantes, como os Centros de Educação Digital (CIDs). Este evento é importante porque integra as instituições parceiras e também é uma oportunidade de mostrar o que o município produz”, afirmou.

Gilvana Carneiro e Lucas Marques são os responsáveis pelo estande da Microsoft Innovation Center (MIC)/Allen. Eles contam que adaptaram um jogo usado para captar os movimentos das pessoas e mostrar em um vídeo em tempo real, para que as crianças que visitarem o local pudessem brincar. Durante todo o dia, dezenas de adultos, entre eles, os próprios atendentes dos outros estandes, brincaram diante do computador. “Esse jogo é bem primário, queremos mostrar o início de tudo. A partir desse programa podem ser desenvolvidos outros bem mais complexos”, explicou Gilvana, que é coordenadora do MIC.

No estande do Sesi, por exemplo, pode ser encontrado um jogo mais complexo, chamado Kinet. Mariana Libonatti, responsável pelo espaço, explica que o jogo está sendo implantado nas indústrias, para, junto com a ginástica laboral, incentivar os funcionários a se movimentarem. “Nesse jogo temos vários tipos de esportes, como futebol, vôlei, salto a distância, atletismo. Tudo isso pode ser realizado no escritório, para estimular a prática esportiva.”

Marcelo Santos, da Zeiss, está realizando a medição das armações de óculos com o auxílio da máquina i-Terminal. “Aqui nós também vemos qual a armação mais adequada para cada tipo de rosto e as pessoas podem também experimentar o photofusion, uma tecnologia para os que tem foto sensibilidade”, disse.

Grasiele Kapps e Raquel de Oliveira apresentam, no espaço do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), soluções com realidade virtual, ambientes colaborativos e comunicação à distância. Como, por exemplo, o dispositivo que permite aos funcionários de uma empresa estar em uma plataforma de petróleo virtualmente e o que permite o treinamento de massagem cardíaca.

Juliana Possas, da Fiocruz, ensina as pessoas a plantarem suas próprias mudas de calêndolas, pelo projeto Trilha do Arboreto, que divulga os benefícios das plantas medicinais. Ela também convida aos presentes a experimentarem algumas ervas. “A tecnologia deve ser aliada da sustentabilidade, só assim haverá desenvolvimento”, disse.

A estudante de psicologia da UCP, Louise Haas, que plantou sua primeira muda de calêndola, conta que em casa tem um pequeno pé de tomate-uva. “Eu mesma plantei os meus tomates. Aqui estou aprendendo algumas dicas para conservar melhor as plantas, como cuidar para que fiquem sempre sadias”, disse.

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a FMP/Fase e a Faetec estiveram presentes divulgando os cursos disponíveis pelas instituições. A Faetec está com inscrições abertas para alguns cursos gratuitos na área de tecnologia. Já a Orange, está recebendo currículos de pessoas interessadas em trabalhar na empresa.

Dentro do Palácio está sendo exibido o curta metragem “Ver Ciência”, sobre esporte, saúde e sustentabilidade, para crianças das escolas da rede municipal.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).