Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeEducação

Programa Canta Petrópolis formará regentes em curso gratuito

Nos dias 26 e 27 de outubro, o segmento de Canto Coral vai contar com Master Classes de Regência, primeiro curso de formação de regentes do Programa Canta Petrópolis, cujo objetivo é a criação de um coral em cada escola do município. As aulas são gratuitas e acontecem no Centro de Cultura Raul de Leoni, das 9h às 17h; e nos dias 9 e 10 de novembro, no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

As inscrições devem ser efetuadas no Centro de Cultura Raul de Leoni ate sexta-feira (25), e os cursos serão ministrados pelos maestros Marcelo Vizani, Antonio Gastão e Marco Aurélio Lischt. “É o primeiro curso de formação de regentes promovido com recursos públicos do Fundo Municipal de Cultura, administrado pelo Conselho Municipal de Cultura”, explica o presidente do Conselho e maestro, Leonardo Randolfo, também coordenador do Programa Canta Petrópolis.

As Master Classes de Regência têm realização da Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Cultura e Programa Canta Petrópolis, com apoio da UCP e Canarinhos de Petrópolis, e produção da Thema Soluções Artísticas.

Sobre os maestros

O maestro Antônio Gastão é diretor do Conjunto Anima e Cuore da UCP desde 1986, do Coral da UCP, desde 1989, e da Orquestra de Câmara da UCP, desde 1997; professor de Harmonia e Composição na Escola de Música da UCP. Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música; pós-graduado em Composição pela UERJ em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe. Atualmente cursa o Mestrado em Educação da UCP.

Já o maestro Marcelo Vizani é regente do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis há 15 anos e regente do Coral Laus Deo do Colégio de Aplicação da UCP desde 1994. Graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro – Centro Universitário, em 2006 idealizou e fundou a Escola de Música da UCP, em 2009 assumiu a direção artística e regência da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN – Volta Redonda. Coordenou e ministrou inúmeros cursos de regência dentro e fora de Petrópolis.

E o maestro Marco Aurélio Lischt é formado em piano e Mestre em Música em órgão pela Escola de Música da UFRJ. Formou-se no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst na Alemanha, tendo como cadeiras principais órgão e regência. Diretor Artístico do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, da Orquestra Filarmônica de Petrópolis, dos Festivais de Verão dos Canarinhos de Petrópolis, da série Concertos de Órgão na Catedral São Pedro de Alcântara pela Escola de Música da UFRJ, e Presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).