Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
CidadeTurismo

Petrópolis é destaque em pesquisa do Ministério do Turismo

Petrópolis é uma das 65 cidades do Brasil que têm maior atratividade e infraestrutura do país, sendo um dos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Esta foi a conclusão da pesquisa que o Ministério do Turismo divulgou na última segunda-feira (2). As notas dadas a Petrópolis superam as de algumas capitais de estados, as de todas as cidades não capitais e a própria média nacional.

O Ministério do Turismo constatou que o município se destaca no índice geral com 66,4 pontos. Também está acima da média nacional com 58,8 e da nota dos municípios não capitais, contabilizando 53,1 pontos. Os resultados mais relevantes foram obtidos na avaliação das seguintes dimensões: aspectos ambientais (80 pontos), atrativos turísticos (76,1), aspectos sociais (73), economia local (71,2), aspectos culturais (71,1), infraestrutura geral (67,9) e marketing e promoção do destino (64).

A pesquisa é realizada para estabelecer o Índice de Competitividade do Turismo Nacional. E o objetivo é auxiliar os gestores de turismo na análise, na conjugação e equilíbrio de diversos fatores que contribuem para o planejamento e o crescimento da atividade turística. Os resultados ajudam a tornar a cidade mais competitiva no esforço de atrair mais visitantes.

São investigados mais de 400 itens para chegar a 13 índices, que mostram as diferentes dimensões nas quais a competitividade do destino turístico é avaliada. São elas: infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, acesso, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. A partir da consolidação dos resultados é finalmente produzido um índice geral.

O índice foi criado em 2007 pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que envia pesquisadores a cada local. Eles permanecem cinco dias na cidade, entrevistando representantes dos poderes públicos, da iniciativa privada, das lideranças civis e cidadãos comuns.

Os próximos passos dos gestores são: promover uma análise mais apurada dos resultados das dimensões junto à equipe da FGV; apresentar esses resultados ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e estabelecer novos objetivos, metas e ações para promover o aumento da competitividade do destino “Petrópolis” no mercado turístico.

Os resultados de 2013 foram divulgados em uma solenidade em Brasília com representantes de todas as cidades envolvidas. O presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil Santos e a diretora de Turismo da Fundação, Evany Noel, representaram o município.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).