Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Crônicas

Petrópolis é tão bom quanto aquele ventinho da subida da Serra

por Raphael Curioni

Alguns dias atrás, enquanto “zapeava” pela internet e lia algumas coisas no Facebook, me deparei com algo muito interessante: Petrópolis estava entre os assuntos mais comentados (no Brasil) nesta rede social.

A princípio, fiquei surpreso, e me veio uma necessidade de buscar uma explicação para algo assim. Curioso, não?

Pensei em quantas cidades poderiam estar ali, quantas lindas e interessantes, talvez com maior visibilidade, ou algum centro urbano, fatores que justificariam mais facilmente aparecer entre uma das palavras mais citadas.

Comecei então a ler alguns comentários, e outros argumentos surgiram, assim como o de que talvez as chuvas (que tanto castigam a cidade) poderiam ser o motivo de nossa cidade estar ali em destaque em um dos meios mais expressivos de comunicação, e de expressão de pensamentos, desejos, questionamentos, ideias, etc. O Facebook é uma verdadeira catarse digital.

No entanto, em algum tempo (não sei se segundos ou minutos), algo soprou em minha razão, e surgiu algo menos acuado, ou com um sentimento menor de inferioridade: oras, Petrópolis é linda.

A cidade tem um clima ameno e gostoso, distando apenas 50 ou 60 Km do Rio, próxima de Caxias, Magé, municípios estes com um clima extremamente quente, nada agradável no verão. Além disso, possuímos uma arquitetura completamente diferente das cidades próximas.

Temos a colonização alemã e italiana como componentes, quase como aquele segredo de receita de bolinho de chuva que só a sua avó sabe fazer, e que ninguém nunca conseguiu copiar.

Petrópolis é única. É um grande contraste cultural-social, arquitetônico, culinário, climático, da região.

Muitos vêm de longe pra cá, seja pra ficar ou pra visitar.

Aqui, Santos Dumont ainda vive na escada que só se sobe o primeiro degrau com o pé direito. Aqui, dom Pedro II senta na praça e dedica o dia e a noite a pensar. No Museu, ainda pensamos ver a Princesa Isabel a caminhar com seu vestido longo e branco por meio das árvores. Quem nunca imaginou as conversas que aconteceram ali?

Petrópolis pode não ser uma metrópole, pode não ser um centro urbano, pode carecer da efervescência que uma cidade com maior estrutura pode oferecer… Mas é exatamente isso que faz Petrópolis ser essa cidade linda que é. Exatamente por não ser como as outras. Por ter no meio de seu centro urbano, um bosque.

Petrópolis é a mãe que sempre recebe com aquele abraço gostoso, seus filhos quando voltam de viagem. É a mãe que recebe as visitas como se fossem de casa, e que cuida bem dos filhos que daqui não saem.

Carecemos de muitas coisas sim, não nos desviamos da maioria (ou todas) as cidades de nosso país. Há o problema das chuvas, sim. Sabemos disso e gostaríamos que fosse diferente. Esperamos que isso seja resolvido, fazendo a cidade brilhar ainda mais, sem manchas.

Mas me pergunto mais uma vez: será que Petrópolis é comentada por causa da chuva?

Nós somos muito mais do que apenas os problemas que a cidade possa ter!

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).