Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Agentes que atuaram no desastre das chuvas são homenageados no Rio de Janeiro

Foto: Wilson Affonso

Nesta última terça-feira (17), agentes da secretaria de Proteção e Defesa Civil que salvaram vidas durante o desastre das chuvas de 17 de março foram homenageados, no Rio de Janeiro, pelo Corpo de Bombeiros. A Medalha Mérito de Defesa Civil foi entregue a sete agentes de Petrópolis que tiraram moradores com vida da Vila São Joaquim, no Espírito Santo, na madrugada do dia 17 para o dia 18.

A medalha foi entregue pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões. Os agentes Fernando Fernandes e Paulo Roberto Filgueiras, que morreram durante a ação da Defesa Civil no local, foram homenageados. Bruno Guimarães, filho de Fernando, e Fábio Filgueiras, irmão de Paulo Roberto, receberam as condecorações.

Na noite do desastre, uma barreira havia deslizado e atingido algumas casas. Os agentes da Defesa Civil atuavam no socorro aos moradores da região, quando outro deslizamento vitimou Fernando e Paulo Roberto. Ricardo Corrêa, que chegou a ficar 90 dias em coma após ser atingido pela barreira, também foi homenageado. Fisicamente ele está cada vez melhor e já trabalha para a Defesa Civil.

“É um orgulho saber que comecei voluntário e depois desses anos todos, estou aí, recebendo essa homenagem. Todo mundo que trabalhou lá teve o seu mérito”, disse Ricardo Corrêa. Também foram homenageados o diretor operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ramon Camilo e os agentes Marco Aurélio Melo, Vitor Junior e Fábio Luiz Januário.

O secretário estadual Sérgio Simões discursou sobre os desafios da Defesa Civil no estado do Rio. “As Defesa Civis dos municípios são a ponta de lança de todo um sistema de segurança e proteção civil que a sociedade tanto precisa. Sempre há um tipo de risco envolvido. Estamos sujeitos a cometer erros e só comete quem está na rua. A rua tem características próprias que nos desafiam todos os dias. A secretaria Estadual de Defesa Civil tem uma linha de pensamento aliada a uma estratégia internacional, para que as cidades aprendam a conviver com o risco e a se autoproteger”, disse Simões, durante o evento no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Praça da República.

Do Corpo de Bombeiros foram homenageados com a Medalha Mérito Avante Bombeiro o segundo sargento Rene Giardini, o terceiro sargento Wagner Luiz Tardy Vidal e o soldado Julio Cesar Alvaraes Mussel, que também estavam na Vila São Joaquim, durante o desastre de 17 de março.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).