Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

142 imóveis no Vale do Cuiabá estão livres da cobrança do IPTU 2014

Moradores do Vale do Cuiabá que foram prejudicados pelas chuvas de 2011 estão isentos do pagamento do IPTU. Como aconteceu no ano passado, 142 imóveis estão livres da cobrança e aqueles que receberem o carnê por engano, devem desconsiderá-lo e fazer a devolução do documento na sede da Secretaria de Fazenda.

Segundo o secretário Paulo Roberto Patuléa, o sistema da secretaria está sendo modificado e pode ter acontecido alguma falha técnica durante a migração dos carnês de IPTU desses imóveis. “Mas as famílias não devem se preocupar, pois estão isentas desse pagamento”, disse o secretário.

Todos os contribuintes do município estarão recebendo os carnês de IPTU até o dia 10 de janeiro. Os petropolitanos devem aproveitar os descontos, maiores que 2013, para o pagamento em cota única que chegam a 12%. Quem não receber o carnê do imposto deve procurar imediatamente a secretaria de Fazenda (Rua 16 de Março, nº 183) ou ainda emitir o documento pela internet no site da Prefeitura.

O reajuste do IPTU para este ano levou em consideração a média de dois índices: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5,99% e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), de 8,16%. Em cima dessa média ainda foi possível reduzir o reajuste para 2014 em 3%, alcançando um percentual de 6,86% de aumento.

Mas, de acordo com o secretário de Fazenda, os imóveis lançados em 2013 estão livres desse reajuste, como garante a lei 7131 de 12 de dezembro de 2013. “Proprietários dos imóveis incluídos no ano passado precisam fazer o comparativo e se constatarem que o aumento foi aplicado, devem procurar a secretaria para que a correção seja feita”, destaca Patuléa.

Os descontos de 12% valem para a primeira cota, que vence dia 21 de janeiro. Quem continuar optando pelo pagamento à vista ainda pode se beneficiar com os descontos de 10% com vencimento no dia 17 de fevereiro ou ainda 7% no prazo final de 17 de março.

Regularização de débitos – Para manter os descontos em cota única, os contribuintes que se encontram em débito devem procurar a secretaria de Fazenda e regularizar a situação. Postos de atendimento especial em dois locais foram montados: um na própria secretaria de Fazenda, na Rua 16 de Março, nº183 e outro na secretaria de Planejamento, na Rua da Imperatriz, nº264. As unidades vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).