Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

15 imóveis são vistoriados na comunidade do Chapa 4

Nesta última terça-feira (28), cinco técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil estiveram na comunidade do Chapa 4, no Valparaíso, realizando vistorias preventivas em cerca de 15 casas. O grupo – formado por dois engenheiros, duas geólogas e uma arquiteta – analisou a situação dos imóveis e produzirá nos próximos dias os registros de ocorrências a serem entregues aos moradores, com orientações do que fazer para deixar as casas mais seguras neste verão.

A medida atendeu a um pedido do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Chapa 4, quando foram capacitados voluntários na região. Eles pediram que a Defesa Civil analisasse algumas casas da região, para assim reduzir os riscos de desastres no caso de fortes chuvas. Depois das vistorias desta terça-feira, será marcada nova reunião do Nudec, quando os registros de ocorrências com as recomendações serão entregues aos moradores.

Os técnicos orientaram alguns moradores a colocar calhas nos telhados para dar o correto destino à água das chuvas. Em outros imóveis, a recomendação foi para que os proprietários fizessem o revestimento das colunas, já que a ferragem, quando exposta, sofre um processo de erosão, representando um risco para a estrutura da construção. Foram também constatados casos de vazamento em caixas d’água e em tubulações, que, além de encharcar o terreno, provocam a erosão do solo, aumentando a possibilidade de deslizamentos no caso de fortes chuvas.

Duas agentes de saúde do bairro também fizeram parte das vistorias, ajudando nos trabalhos de prevenção. “É importantíssima a realização dessas vistorias, porque assim podemos entender melhor os riscos. Em alguns casos, a Defesa Civil mostra que algumas medidas simples são o suficiente. Em outros, acontece o contrário, a Defesa Civil mostra um risco que não tínhamos percebido. Com isso, a população fica mais tranquila, por saber que tem um apoio”, disse a agente de saúde Vanessa Abreu.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).