Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Fiscalização é intensificada nas cachoeiras petropolitanas

Foto: Teresa Braz

Uma ação conjunta de vários órgãos da Prefeitura está sendo intensificada neste fim de semana nas principais cachoeiras da cidade. A Companhia Municipal  de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), por exemplo, está com uma equipe de funcionários na Rocinha, em Secretário, distribuindo duas mil sacolas plásticas para que os banhistas possam depositar o lixo produzido. Novas lixeiras de coleta seletiva também serão providenciadas. A ideia é conscientizar os visitantes para a necessidade de preservação do meio ambiente. “Se a população não se conscientizar de que não pode jogar lixo no chão, na água e na mata, todo o nosso trabalho
será em vão”, lembrou o presidente da Comdep, Hélio Dias.

As placas de sinalização destruídas ao longo da via de acesso no poço da Rocinha também estão sendo repostas pela CPTrans no mutirão deste fim de semana. Elas foram afixadas no início do mês, numa das ações da Prefeitura realizadas no local com o objetivo de organizar o trânsito a pedido dos moradores e comerciantes de Secretário.

Todas as ações foram definidas em reunião na sexta-feira (31) no gabinete do prefeito. “Fomos surpreendidos pelo grande fluxo de
frequentadores nas cachoeiras por conta das altas temperaturas e do tempo firme. As pessoas querem se divertir e se refrescar. Essa é uma nova demanda e por isso vamos fortalecer as medidas para garantir a segurança e o conforto da população”, explicou a secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, anunciando a criação de um grupo permanente para atuar neste trabalho que será coordenado pela secretaria de Esportes e Lazer.

Só nesta semana, o grupo já se reuniu duas vezes para concentrar as ações de cada órgão. Equipes técnicas da secretaria de Esportes e Lazer, de Meio Ambiente e da Defesa Civil também fizeram um levantamento da situação das principais cachoeiras, como a Rocinha, Rocio, Bonfim e Caxambu. As anotações vão servir para a campanha desse ano e para a formulação de um guia completo de uso consciente das cachoeiras para o próximo verão.

Como o número de visitantes na cachoeira da Rocinha aumentou consideravelmente em janeiro, o trabalho maior se concentrou neste local para garantir que nenhum dano fosse causado à vegetação da área. Uma equipe do Grupamento de Proteção Ambiental da Secretaria esteve na região na primeira quinzena do mês para analisar a água e a mata do entorno e não foi verificado nenhum dano ambiental. A CPTrans instalou 28 placas de sinalização nos arredores do poço para organizar o trânsito na região. O trânsito também foi organizado na cachoeira do Bonfim. Já a Comdep realizou um mutirão de limpeza na Rocinha com capina e roçada.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).