Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeSaúde

Ministério da Saúde suspende temporariamente a distribuição da vacina BCG

O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o envio da vacina BCG – que protege contra a tuberculose – a todos os estados e municípios brasileiros e a Prefeitura de Petrópolis já está tomando as providências necessárias para que a entrega dos estoques se normalize o mais rápido possível na cidade. O secretário de Saúde, André Pombo, vai ainda informar o Conselho Tutelar, o Conselho da Criança e do Adolescente e o Juizado da Infância e Adolescência para que, juntos, possam buscar solução para o restabelecimento das entregas. “O município precisa cobrar agilidade nesta questão, para que não haja prejuízos para as crianças”, disse André.

O comunicado enviado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, órgão ligado ao Ministério da Saúde, informa que a suspensão foi motivada pela readequação do processo de aquisição da vacina junto ao laboratório produtor. O laboratório teria descumprido o cronograma de entrega, comprometendo a manutenção de estoque estratégico. O texto diz que no mês de dezembro de 2013 o laboratório retomou as entregas, no entanto essa vacina encontra-se bloqueada, aguardando a análise e liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQA).

Pombo lembra, no entanto, que a falta da vacina não acarretará prejuízos à saúde das crianças, pois a dose normalmente aplicada aos 30 dias de vida poderá ser administrada sem problemas a partir da regularização dos estoques pelo Ministério da Saúde. “A BCG pode ser aplicada até os cinco anos”, explicou, conforme avaliação técnica do setor de Epidemiologia do município.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).