Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Programa para facilitar o aprendizado de matemática será implantado na rede municipal de ensino

Foto: Antonio Batalha

Durante inauguração da Escola Sesi Dom Pedro Gastão, realizada na última sexta-feira (14), foi anunciada a implementação de um programa específico para facilitar o aprendizado da matemática na rede municipal de ensino. Trata-se do Sesi Matemática que já funciona nas escolas Sesi de todo o Estado. Em Petrópolis, a nova metodologia chega aos alunos do 1° segmento do Ensino Fundamental de 13 escolas ainda neste semestre.

Os primeiros alunos beneficiados serão os das escolas municipais General Heitor Borges (Vila Militar); João Kopke (Fazenda Inglesa); Clemente Fernandes (Centro); Stefan Zweig, Marcelo Alencar e Jandira Bordignon (Quitandinha); Senador Mário Martins e Abelardo Delamare (Caxambu) e Alto Independência (Independência). Também terão acesso à metodologia a Escola Germano Valente (Centro), o Educandário Terra Santa (Valparaíso) e as escolas paroquiais Santa Maria Goretti (Bingen) e São Francisco de Assis (Moinho Preto). 

O Programa utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina, incluindo games online. O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A proposta é fazer com que a facilidade com a matemática ajude a formar adultos mais críticos.

 Pesquisa revelou dificuldades

Em 2011, uma pesquisa realizada pelo Sistema Firjan, com mais de 600 empresas de todo o país, revelou que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A Matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

No último exame do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), de 2012, o Brasil ocupa a 58ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da China, Singapura e Hong Kong, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás do Chile, México e Uruguai. Já o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, apurado através da Prova Brasil/Saeb em Português e Matemática, aponta que o estado do Rio ocupa a 8ª posição no ranking nacional do Ensino Médio, com média de 3,7.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).