Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Mobilização contra Portaria do Ministério da Saúde segue até sexta-feira

Segue até a próxima sexta-feira (21) a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) contra a Portaria nº 1.253 do Ministério da Saúde (MS), que reduz o acesso das mulheres ao exame de mamografia, na Praça Dom Pedro, entre 9h e 17h. A mobilização teve início na última semana e, até o momento, 1.856 pessoas já aderiram ao manifesto. O documento também seguiu para as escolas da rede municipal e as unidades de saúde.

O abaixo-assinado será encaminhado ao Governo Federal junto com uma moção de repúdio assinada pelo Comdim. “A nossa luta é para denunciar, protestar e sensibilizar o Ministério da Saúde contra essa medida, que fere o direito das mulheres de realizar o exame de mamografia”, explicou a chefe de Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo. O documento também pode ser encontrado nas secretarias e no site da Prefeitura.

A fonoaudióloga Rita Ribeiro Nunes fez questão de assinar o documento. “Essa portaria diminui ainda mais o acesso da mulher ao exame. Conseguimos uma vitória quando todas as mulheres acima de 40 anos passaram a ter direito à mamografia, mas, agora, esta medida do Ministério Saúde representa um retrocesso”, lamentou.

Na portaria, o Ministério da Saúde restringe o repasse de verbas da união aos municípios para o exame bilateral das mamas, que será realizado apenas em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. Na prática, a portaria retira o financiamento do exame de rastreamento para mulheres entre 40 e 49 anos deixando a critério dos municípios se estes irão pagar para rastrear o câncer nesta faixa etária. Para essas mulheres, o Ministério da Saúde irá financiar apenas a mamografia unilateral (realizada em uma mama).  Os especialistas, no entanto, afirmam que esta é a fase onde a doença tende a ser mais agressiva. Estima-se que, em Petrópolis, 15 mil mulheres estejam nesta faixa etária.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).