Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Equipes de desratização fazem mais de sete mil atendimentos

O trabalho de desratização realizado pelas equipes do Programa de Controle de Roedores da Vigilância Sanitária vem sendo intensificado em todo o município. Na última semana, as equipes estiveram no bairro Alto da Serra, nas ruas 24 de Maio, Teresa e Albino Siqueira. Esta foi a oitava localidade a ser visitada pelos agentes de endemias este ano em uma ação que já se repetiu três vezes. Nesta segunda-feira (24), é a vez do bairro Bataillard a receber as equipes.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Eduardo de Lucena ressalta a importância da participação, colaboração e conscientização da população para evitar a proliferação dos roedores. “A ajuda dos moradores é fundamental para que as ações sejam bem sucedidas. Manter os terrenos limpos, livres do lixo orgânico é o principal ponto para controlarmos os roedores”, frisou. Ele destaca, no entanto, que não há nenhuma localidade com infestação ou fora de controle. Os hábitos de cada moradia também devem ser observados, principalmente no verão. A principal é quanto ao armazenamento do lixo caseiro, que deve estar bem fechado e acondicionado.

Em um ano, o programa realizou 7.282 atendimentos em todo o município. Neste período, as equipes utilizaram mais de 500 quilos de raticida, colocados nas coletoras de lixo, bueiros e toca dos roedores. Só no mês de janeiro deste ano, as equipes já realizaram quase 700 ações de desratização em vários pontos da cidade e usaram mais de 182 quilos de raticida.

Para colaborar com as equipes da Vigilância Sanitária é preciso sempre manter os alimentos em vasilhames fechados e as frutas sobre a mesa devem ficar cobertas. Os comedouros dos animais domésticos devem ser limpos e retirados à noite. Os quintais devem estar limpos com os materiais de uso organizados, as lixeiras devem estar sempre tampadas com o lixo em saco plástico amarrado, com o descarte do lixo de forma correta, próximo ao horário da coleta. “Esses cuidados são importantes para evitar a proliferação dos roedores”, ressaltou Eduardo.

A Vigilância Sanitária fica localizada na Rua Dom Pedro, nº 52, no Centro . Para solicitar o serviço de desratização a população pode entrar em contato pelo telefone 2291-1797.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).