Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
CidadeSaúde

Projetos da Secretaria de Saúde são levados para mostra em Brasília

Profissionais da rede municipal de saúde estarão representando Petrópolis na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.Três projetos da Coordenação de Programas da Secretaria de Saúde e cinco dos Postos de Saúde da Família serão levados para o evento que começa nesta quarta-feira (12/3), em Brasília. O encontro conta a participação de municípios de todo o Brasil.

A mostra tem como objetivo valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica de todo o Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a rede de Atenção Básica.

“Este grande encontro, que espera 10 mil participantes de todo o Brasil, promove uma incrível troca de experiências e coloca os agentes comunitários de saúde como protagonistas também. Esperamos que o evento seja inspirador e fortalecedor para as ações na rede de atenção básica em Petrópolis”, ressaltou a coordenadora de programas da secretaria de Saúde, Adriana Jacques.

Entre os projetos levados para Brasília está Uma Cartografia Criativa – a experiência do PSF Caxambu, da médica e coordenadora do programa municipal Hiperdia, Adriana De S. Thiago Papinutto. O trabalho faz parte da dissertação de mestrado apresentada por ela, cujo tema era Construção do conhecimento no território da Estratégia de Saúde da Família, defendida na FioCruz.

O trabalho teve como objetivo mostrar como a construção de mapas do território pode ajudar na compreensão dos problemas da localidade. “Esses mapas foram utilizados nas reuniões com a comunidade para que eles pudessem conhecer os riscos sociossanitários do território”, comentou Adriana Papinutto, acrescentando que a escolha do PSF Caxambu foi motivada pelo trabalho de atividades coletivas já realizado pela equipe do posto.

Também foram levados para a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família os seguintes projetos: Uma Estrada que deixou Saudades – Adriana Jacques, MayconTheobald; Educação e saúde: Unidas para expandir limites de reflexão e práticas de saúde e educação com a Caderneta de Saúde do Adolescente- Adriana Jacques, Carla Kling, Márcia Faria e Cecília Nanh; Prevenção de infecções respiratórias agudas com homeopatia (Nosodio IRA) em crianças de zero a cinco anos no Programa de Saúde da Família de Petrópolis- Carlos Lyrio; Hiperdanção Arterial – sua alegria vai subir – Ricardo Costa enfermeiro do PSF Bairro Castrioto; Grupo Florescer – saia da depressão com dinheiro na mão – Sueli Meira Vieira agente comunitária de saúde do PSF Estrada da Saudade; Estação Solidária – construindo redes – Manuela Oliveira do PSF Nova Cascatinha e Projeto Cidadão do PSF Estrada da Saudade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).