Foto: Rosani Abreu/ Procon-RJ
Consumidores que compraram leites das marcas Líder, Parmalat e Elegê e possuem as notas fiscais, podem retornar ao local em que o produto foi adquirido e solicitar a troca. A orientação é do diretor de fiscalização do Procon-RJ, Fábio Domingos. A venda dos produtos foi suspensa ontem com a instauração de um processo a partir de uma informação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que esses leites possam ter sido processados com matéria-prima contaminada com formol.
O Procon Estadual instaurou um processo administrativo para averiguar se os produtos das marcas distribuídos no estado do Rio apresentam o mesmo problema. O alvo do primeiro processo foi o leite Elegê, devido a informação veiculada pelo Procon Carioca de que o produto estaria impróprio. O Procon-RJ recolheu reclamações que havia recebido de consumidores através do telefone 151 e em sites de reclamações e decidiu suspender a venda dessa marca de leite também em todo o estado.
O diretor de fiscalização do Procon-RJ Fábio Domingos, explicou que o consumidor não pode ficar no prejuízo. “A orientação do Procon é que os estabelecimentos façam a troca do produto, seja por uma caixa de leite de outra marca ou por outra mercadoria. É importante que a caixa esteja fechada e que o consumidor tenha a nota fiscal”, destacou.
Tanto a BRF, empresa detentora da marca Elegê, quanto a LBR, responsável pelas marcas Líder e Parmalat, já foram notificadas sobre os processos e deverão realizar exames de amostras de todos os lotes de seus produtos que estiverem à venda no estado. O teste deverá ser realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com amostras recolhidas após a instauração destes processos. Somente após a apresentação desses exames, atestando a qualidade dos produtos, eles poderão voltar a ser comercializados no Rio de Janeiro.