Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Colunas

[Acontece na Fotografia] Afinal fotografia, o que é isso?

Foto: Moisés Pregal

Fotografia é o processo de se obter e gravar uma imagem a partir da luz, foto = luz, grafia = registro.  Como sem luz não há fotografia creio que a fotografia estava nos planos do Criador quando disse lá no Genesis, -“Haja Luz”, estava lançado o processo fotográfico. Partindo deste princípio você já pode obter suas melhores fotografias. Comece adquirindo uma câmera que dê acesso aos controles que controlam a admissão da luz em seu sistema de armazenamento, o obturador  e o diafragma, através deles é possível regular a luz que vem  do assunto que se deseja fotografar.

Ao comprar sua câmera cuidado com  as sugestões dos vendedores, nem sempre eles conhecem o suficiente pra lhe orientar, e o argumento de tal modelo fotografa até no escuro deve ser um alerta porque na ausência de luz o processo fotográfico não acontece. Outros processos de captura de imagem como raio x e ultrassom  independem da luz.

A transferência da imagem que se quer capturar para o registro em sistema digital acontece quando a luz proveniente da cena se transforma em impulsos elétricos e estes em pixels que formam a imagem digital que após formada é armazenada em outro dispositivo que geralmente é  um cartão de memória.

Durante o processo de captura e formação da imagem a câmera está empenhada em realizar algumas tarefas e para isso solicita da bateria a energia necessária a seu funccionamento até que a imagem seja gravada, por isso algumas câmeras demoram a ficar prontas para o próximo clique, isto só vai acontecer quando o processo anterior estiver terminado e novo ciclo terá início.

Isto acontece também em nossas vidas precisamos nos recarregar e estar aptos para a próxima tarefa.

Então até o próximo ACONTECE NA FOTOGRAFIA, e lembre-se sem LUZ não há fotografia!

 PregalMoisés Pregal é repórter fotográfico e professor universitário. Atualmente, ele ministra cursos no Senac e na Graph-it. Em sua carreira passou por grandes jornais como O Dia onde ficou por 12 anos.  Na Tribuna de Petrópolis ele trabalhou 9 anos e ficou 4  na Revista Veja e Veja Rio. Além disso, o repórter fotográfico já teve fotos publicadas no Correio Brasiliense, Zero Hora RS e jornal O Globo.
Facebook: https://www.facebook.com/moises.pregal
As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).