Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Comissão da Verdade presta homenagem a prefeitos cassados pela ditadura

Nesta última quarta-feira (16),  os prefeitos de Petrópolis cassados pela Ditadura Militar, Rubens de Castro Bomtempo, Paulo Gratacós e Flávio Castrioto, foram homenageados em audiência na Câmara Municipal, mês em que o golpe militar completa 50 anos. O presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, participou do evento e os homenageados foram representados por filhos e netos, entre eles, o prefeito Rubens Bomtempo. Em maio, a Câmara Municipal realizará sessão solene para a devolução simbólica dos mandatos dos três prefeitos cassados.

O presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, elogiou a atuação da prefeitura em relação à desapropriação da Casa da Morte – imóvel na Rua Arthur Barbosa, no Caxambu, utilizado pela Ditadura Militar no início dos anos 1970 para torturar até a morte militantes
contrários ao regime. Já foi conseguido R$ 600 mil, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Jandira Feghali, para a criação do memorial no local. O município agora busca verbas federais para a desapropriação dos dois imóveis que formam o conjunto da Casa da Morte.

“O que a Ditadura fez foi colocar toda essa sujeira embaixo do tapete. Nós estamos levantando esse tapete. A democracia é uma conquista cotidiana, uma flor que se rega todo dia. Esses prefeitos foram violentados em sua atividade política e tiveram seus mandatos cassados à revelia da vontade popular. Qualquer homenagem que se faz a eles é pouca”, disse Damous.

Representando Flávio Castrioto, estavam a filha Elisabete Castrioto Botelho e os netos Flávio Henrique, Cristiana e o juiz Afonso Henrique Castrioto Botelho. Já Paulo Gratacós, que está doente e passa por uma cirurgia, foi representado pelo filho, Flávio Gratacós.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).