Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Consumo de café: prós e contras

No dia 14 de Abril foi comemorado o dia internacional do café. Esta iguaria faz parte do dia a dia dos brasileiros, sendo não somente um hábito alimentar, mas também um hábito cultural. Porém, o consumo de café gera várias polêmicas e, por este motivo, vale ressaltar aqui os pontos positivos e negativos do consumo deste.

O café possui poucas calorias – uma xícara de 50 ml de café contém duas calorias somente (esse valor diz respeito à xícara sem adição de açúcar). A bebida é rica em antioxidantes e melhora a taxa de oxigenaçã

o do sangue, além de possuir a famosa cafeína, a qual corresponde a 2,5% de sua composição, ela é um neuroestimulante, que aumenta a influência de um neurotransmissor chamado dopamina, um precursor da adrenalina, o que provoca maior estado de alerta e concentração, sendo indicado o consumo antes de alguma atividade física. Além disso, se for usado e doses pequenas pode ajudar no tratamento da depressão, diabetes e na diminuição de uso de drogas ilícitas.

O café é considerado um alimento termogênico, ou seja, que aumenta o gasto calórico do metabolismo, sendo um aliado a dietas de perda de peso. Porém, o excesso de consumo provoca aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, portanto pacientes hipertensos e com problemas cardiovasculares devem evitar o consumo excessivo. Tomar café diariamente também pode levar à dependência e pode causar também aumento da liberação de vitaminas e minerais na urina. A cafeína também é um agressor da parede do estômago, o que pode agravar casos de úlceras e gastrites.

A conclusão é que o consumo de café precisa ser bem dosado, a recomendação é de 200ml ou de 4 xícaras de 50ml por dia, dessa forma você consegue aproveitar de inúmeros benefícios que o café pode trazer.

Nathalia Pinho

Nathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música.

Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista

 

 

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).