Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Teatro

“Calango Deu! Os Causos de Dona Zaninha” se apresenta no Theatro Dom Pedro

Na próxima sexta-feira (25), o circuito Sesi Cultura leva mais uma peça ao Theatro Dom Pedro. O espetáculo “Calango Deu! Os Causos de Dona Zaninha” será encenado às 20h.

A história de Calango Deu! é embalada pelo humor sem vergonha do interior mineiro. A personagem central é Dona Zaninha, encarnada pela atriz Suzana Nascimento, inspirada nas senhorinhas mineiras – muito religiosas, com seu “pezinho” na benzeção e conhecimentos baseados em suas vivências. A mulher, no entanto, é ferina com sua língua: sabe da vida de todo mundo, mas diz que não gosta de “ispaiá”, só “proseia um cadim pruque causo a gente tem que contá”.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa iniciada em 2007 pela atriz Suzana Nascimento, sobre a cultura popular mineira. Traz o calango, gênero musical construído a partir de rimas, que pode significar cantos, músicas instrumentais ou danças. É comum no âmbito rural, forte em Minas Gerais, mas pode ser visto também no estado do Rio. O nome “Calango deu” surgiu por ser comum de muitos calangos. É uma das formas de começar o calango, assim como o “Era uma vez” nas histórias.

No palco, entre um cafezinho e um pedacinho de broa, ou entre uma música e outra, Dona Zaninha recebe os convidados em sua casa e conta causos, como os apertumes dos três Pedros Bós enganados pela prima e assombrados dentro da Igreja; ou do homem unha-de-fome que deixou cair uma nota de R$ 5 dentro da privada; ou do padre abismado com os pecados dos paroquianos; ou ainda da mulher que sumiu com um rato embaixo da saia.

E assim, com muito humor, ela convida a plateia a cantar – Dona Zaninha toca bandolim, pandeiro e outros pequenos objetos sonoros. Ela também chama todos para contar junto, enquanto ensina uma receitinha de “Môi de Repôi nu ái e ói”, por exemplo, ou uma simpatia que cura qualquer “mau oiado, feiura ou nervo trucido”.

Serviço

Local: Theatro Dom Pedro

Data: 25 de abril (sexta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: R$ 20,00

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).