Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Vivendo Aventuras

[Esporte] Trekking: caminhada rumo a trilha

Foto: Vivendo Aventuras

por Roberto Márcio

É estatístico: as academias registram uma queda vertiginosa no período de inverno. Contudo, isto não quer dizer que a pessoa deve se afugentar das atividades físicas, sobretudo em Petrópolis porque diferentes localidades oferecem uma opção para a prática do desporto ao ar livre. O treeking, por exemplo, é a alternativa para quem não quer uma rotina de exercícios, ao mesmo tempo que é uma ótima chance de contemplar a natureza.

A origem da palavra treeking é sul-africana e quer dizer: caminhada rumo a uma trilha, que pode ser feita à pé.  É um passeio em meio a natureza, que é um dos esportes mais praticados em todo o mundo. Não é necessário ter uma excelente capacidade física, bastando apenas a disposição de seguir uma trilha e curtir o que está em volta. Simples assim. Há uma vertente do treeking também conhecida como enduro à pé, mas diferente do passeio sem compromissos o indivíduo segue uma planilha pré-determinada e com objetivos bem específicos.

Há cidades que se notabilizam por oferecer locais para a prática do trekking. E Petrópolis está entre as regiões propícias para isso. Localidades como a Posse, Pedro do Rio, Nogueira, Itaipava e Araras estão no roteiro de turistas e petropolitanos que costumam, principalmente nos fins de semana, curtir a natureza e, ao mesmo tempo, melhorar a performance física. Aquilo que começou como um passeio também transforma vidas, como a do veterinário Pedro Labanca, de 28 anos, que descobriu aos 15 anos o prazer da caminhada à natureza. Depois de sua primeira caminhada, tudo mudou para ele.

Pedro recordou que enfrentou seu primeiro treeking, ao lado do amigo Nickolas Sylos, na trilha Petrópolis-Teresópolis. ” Eu nem sabia que o nome daquilo que fiz era treeking. Eu e o Sylos decidimos seguir a pesada trilha que durou três dias. Foi sensacional e gostamos tanto que resolvemos voltar pela mesma trilha, ou seja, ficamos quase uma semana desbravando a natureza e todos os seus encantos. Me apaixonei e depois disso resolvemos nos dedicar totalmente ao esporte”, disse Labanca, que possui um site especializado para orientar novos e velhos praticantes.

Mas afinal, o que é necessário para a pessoa cair dentro no esporte? Pedro Labanca dá a dica: “Não é preciso ser um atleta, no sentido pleno da palavra. Qualquer um pode praticar o trekking. É um esporte em que o indivíduo pode ir a locais onde o carro não vai. É uma atividade fácil, ótima para quem quer aliar uma melhora do quadro físico e, ao mesmo tempo, curtir tudo aquilo que está em volta. Petrópolis é uma cidade excelente para isso”.

Para saber mais dicas sobre treeking e tudo mais acerca do esporte clique em www.vivendoaventuras.com.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).