Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

[Nutrição] Whey Protein: o suplemento mais usado nas academias

Para quem faz academia, provavelmente esse foi o primeiro suplemento apresentado certo? Para quem não sabe, o Whey Protein é o nome dado ao conjunto de proteínas do soro do leite obtido no processo de fabricação de queijos.

Foi descoberta na década de 90 e chamou a atenção por algumas características particulares como: rápida digestão e absorção, além de ser uma proteína magra e completa em relação a quantidade de aminoácidos necessários ao organismo, principalmente os aminoácidos de cadeia ramificada (os BCAAs), essas características levam o Whey Protein a ser um conjunto de proteínas ideal para a recuperação de tecido muscular perdido após um exercício.

Existem 3 tipos de Whey Protein: concentrado, isolado e hidrolizado.

Concentrado: É o mais barato financeiramente, visto que, seu processo de obtenção é o mais simples, consiste apenas em uma microfiltragem, sua absorção é mais lenta e possui maior quantidade de carboidratos do que os outros tipos. É indicado para preencher espaços vazios entre as refeições.

Isolado: É o mais indicado para praticantes de atividades físicas. Suas moléculas são “isoladas” ou seja separadas, o que torna a absorção mais rápida, sendo recomendada principalmente no pós-treino. Além de não possuir quantidades significativas de carboidratos.

Hidrolisado: Indicado à atletas e alguns praticantes de atividade física, suas moléculas além de isoladas, sofrem processo de “hidrólise” ou seja, quebra da molécula, tornando sua absorção mais rápida e eficiente. É o mais caro de todos os tipos.

Além do tipo de Whey Protein a ser escolhido, torna-se interessante escolher uma marca confiável, com uma matéria-prima de qualidade, pois algumas pesquisas já mostraram fraude em algumas marcas. Além disso, vale ressaltar que o consumo excessivo de proteínas pode prejudicar o organismo, além de sobrecarregar a função renal, por isso torna-se extremamente necessário o consumo acompanhado por algum profissional, que irá lhe dizer se há ou não a necessidade do consumo e qual a quantidade recomendada para o seu caso.

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música.

Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista

 

 

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).