Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Projeto “Sinalização Turística” apresenta problemas

Por Bruna Fernandes

O projeto “Sinalização turística – Circuito a pé” está passando por problemas. Seja pela qualidade do serviço ou até mesmo pelo descaso dos próprios habitantes da cidade. Na Av. Koeller, uma das mais visitadas por quem vem conhecer a cidade, muitas placas foram pichadas e a leitura ficou comprometida. Algumas já passaram por limpeza, mas ainda existem peças danificadas na região.

O objetivo do projeto é levar às pessoas informações sobre cada local e um mapa da área. Os textos estão em português e inglês. Ao todo, são 177 peças e  a iniciativa custou mais de R$ 300 mil ao município. As placas, assim como, já foi feito em cartões portais da cidade como o Obelisco, a estátua de Dom Pedro II e até a Casa de Santos Dumont, estão sofrendo depredação de vândalos. Algumas estão quebradas e outras pichadas.

Em 2013, os moradores começaram a ver pelo Centro Histórico as primeiras placas. São peças vermelhas, instaladas em postes que apontam a direção dos principais atrativos da cidade. A ideia é atender aos visitantes que preferem deixar o carro no estacionamento e conhecer o município andando. Em janeiro deste ano, os pontos turísticos e imóveis históricos também começaram a receber as peças.

Em fevereiro, a Prefeitura de Petrópolis mandou recolher as que estavam com falhas e as reenviou para a empresa paulista Sinalta Propista, que venceu a licitação e é responsável pelo serviço. A princípio, estava previsto que a reinstalação seria feita ainda na primeira quinzena de março. No entanto, houve atraso na reposição.

A Fundação de Cultura e Turismo informou que a Sinalta não havia cumprido o cronograma e disse existir um novo acordo para que o trabalho fosse realizado a partir do dia 22 de abril, com previsão de conclusão até o fim do mesmo mês.  Mas até hoje muitos atrativos continuam sem as placas.

Por meio da assessoria de comunicação, o poder executivo informou que já havia identificado as falhas e que representantes da Sinalta estão em Petrópolis para realizar os reparos necessários e vão permanecer na cidade até que o trabalho de tratamento das placas seja concluído.

O projeto  “Sinalização turística” é uma iniciativa da prefeitura de Petrópolis em parceria com o Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal, que visa transformar Petrópolis em um grande museu.

O Portal Acontece em Petrópolis registrou o estado de algumas das placas.

foto 5Além da ação de vândalos, outros fatores dificultam o sucesso do projeto.  A tinta usada nas placas sai facilmente. Basta passar a unha para causar arranhões na serigrafia. A foto é da peça que tem informações sobre a recém-inaugurada Praça da Liberdade, onde parte da moldura e do texto já está apagada.

 

 

 

 

 

 

foto 4 (1)A placa que conta a história do Obelisco  foi danificada. A estrutura parece ter sido forçada para baixo e está quebrada. Uma situação que se arrasta há semanas.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).