Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Banda Hágora e Daniel Monnerat se apresentam no V Festival Rural do Brejal neste sábado

Neste sábado (17), a Posse recebe a quinta edição do Festival Rural do Brejal, que será realizado na Praça do Piraju entre 9h e 22h. Os shows ficam por conta da banda Hágora (pop, rock) e de Daniel Monnerat (música sertaneja de raiz).

Além da oferta de pratos especiais nos restaurantes locais, na área de gastronomia, quem comparecer ao evento terá à disposição uma série de atrações gratuitas, que vai de oficinas diversas (cerveja artesanal, bonsai, cerâmica e gastronomia) à observação do céu guiada por astrônomo. Também haverá cavalos de aluguel para cavalgadas, feiras de artesanato e de produtos locais, como cogumelos, ervas finas (frescas e desidratadas), escargots, legumes e verduras orgânicas, mudas de plantas ornamentais e frutíferas, bromélias, bonsais, conservas e geleias.

Conhecendo o Brejal – O Brejal foi o primeiro circuito de turismo ecorrural criado em Petrópolis, baseado no Agroturismo (tipo de circuito em que o turista conhece o local e também aprende como se faz o trabalho de produção na propriedade, seja agricultura ou beneficiamento, por exemplo). O evento foi realizado pela primeira vez em 2002, depois da obra de acesso ao local.

Hoje, além de ser o único circuito rural do Estado do Rio de Janeiro escolhido pelo Ministério do Turismo para participar do programa Talentos Brasil Rural (capacitação dos empreendedores do Circuito, visando receber jornalistas e turistas durante a Copa do Mundo), o Brejal também participa do Tour da Experiência, em que o viajante, além de conhecer o local, vai viver experiências sensoriais específicas.

É o caso de um dos chefs-de-cuisine do V Festival Rural do Brejal, Gustavo Aronovich, que no Tour da Experiência abre a sua propriedade “Casa Grande e Senzala”. Neste produto turístico, além de guiar o visitante pelas plantações orgânicas de aipim, explicando tudo sobre o manejo orgânico, e pela fábrica de conservas de suas berinjelas e grão-de-bico, o chef oferece um almoço com esses produtos em receitas especiais, como as que pesquisou no Museu Imperial, no livro “O Cozinheiro Imperial”, com receitas servidas à época de D. Pedro II.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).