Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Agenda cultural

De Los Angeles para Pedro do Rio: exposição de fotografias tem início neste sábado

A Galeria Venina, em Pedro do Rio, recebe a exposição “This is not a photo opportunity” a partir deste sábado (17) até o dia 13 de julho.

Na mostra, que reúne 30 obras, Rachel Prado e Ricardo DeAratanha questionam o espaço da fotografia como um lugar privilegiado, mas ao mesmo tempo usando de seus recursos para que nele caiba a expressão da arte. As fotos emolduradas na parede se inserem em meio a projeções e textos-poemas.

Rachel Prado adotou Los Angeles há dez anos, após conhecer Ricardo DeAratanha. Poeta formada pela USP e contadora de histórias, sua foto absorve o cotidiano das ruas de Los Angeles ou São Paulo com a mesma avidez com que captura a natureza e/ou escreve em papel. “O não compromisso com os cânones das formas estabelecidas dá a Rachel um raro frescor que há tempos não vemos. Ela inova, transcende e tenta romper os limites, fotografando livre das amarras”, diz Jeanne Duarte, curadora da mostra.

Um dos temas mais instigantes é o dos autorretratos, trabalhados como uma espécie de colagem. A fotógrafa faz uso da saturação/desgaste das imagens entrando e saindo de fotos e telas obtidas de outros famosos artistas e dela própria. “Quando me fotografo, ou fotografo algo, trago anteriormente e dentro de mim a imagem. Os autorretratos significam que eu não me expressaria artisticamente se não fosse pela imagem, já que pela imagem somos habitados. É o que faz a artista que sou”, diz.

Já Ricardo DeAratanha faz sua obra na reportagem fotográfica, mais precisamente no Los Angeles Times, onde ganhou três prêmios Pulitzer, a premiação máxima do jornalismo mundial. Para a Galeria Venina, ele escolheu a série “Hollywood”, uma seleção pinçada nas centenas das celebridades fotografadas por ele ao longo dos anos.

O mote vem de encontro ao tema da exposição. Um artista é aquele que todo mundo conhece, a imagem vinculada ao que faz na tela do cinema. Retratar Hollywood diferente do que imaginamos requer outra maneira de olhar.

“Sua capacidade de montar um set em 5 minutos, ter menos do que isso para fazer a foto e ali roubar a alma das celebridades é espetacular”, conta Jeanne. Dentre as 15 fotos selecionadas encontramos Morgan Freeman dando a língua, Bete Midler fazendo sua cena à la Marilyn e a dupla de Breaking Bad.

As fotos que fazem parte de Hollywood foram gentilmente cedidas pelo jornal Los Angeles Times, especialmente para a exposição.

Serviço

Estrada União & Indústria 19.668

Pedro do Rio – Petrópolis – RJ

Tel.(24) 2223-1268

Quando: de 17 de maio (sábado, vernissage às 19h) a 13 de julho de 2014.

Horário: de quinta-feira a domingo, das 19h à meia-noite. Aberta nos feriados.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).