Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] Dicas para se alimentar bem no inverno

Foto: imagem ilustrativa

Agora que o frio chegou de vez, com o calor foi embora nossa disposição para comer saladas, frutas, sucos, e tudo aquilo que uma dieta regrada precisa ter.

Muita gente, inclusive, usa a desculpa de um “maior” gasto calórico no inverno, para poder comer mais, porém, esse gasto a mais é muito discreto e não justifica o maior consumo de chocolates e os alimentos calóricos que as pessoas costumam comer nessa época.

Realmente há um aumento no nosso gasto energético diário, isso acontece porque com a temperatura ambiente mais baixa, o nosso corpo utiliza um pouco de energia para nos manter aquecidos, mas esse gasto não passa de 5% a 10% do seu gasto energético total. Isso em uma dieta de 1.500 kcal equivale à cerca de 75 kcal à 150 kcal, o que pode ser adicionado com uma maçã ou até mesmo uma colher de arroz a mais no almoço, só isso.

Portanto, não adianta ficar beliscando o dia inteiro com essa desculpa!

Mesmo sendo mais difícil a dieta no frio, isso não significa que seja uma tarefa impossível de ser realizada. Então, aí vão algumas dicas:

– Troque os chocolates quentes pelos chás, além de pouquíssima caloria, irão lhe ajudar a se aquecer, além disso ele têm várias propriedades, que vão desde ajudar a eliminar o excesso de líquidos até o auxílio ao sono;

– Se a salada fria não desce, o que acha de uma sopa de legumes? Ela é uma ótima oportunidade para investir em deliciosos, nutritivos e leves caldos, sopas e consomes. Uma dica é evitar aumentar o valor calórico trocando o creme de leite por requeijão light, evitar adicionar massas nas sopas (como macarrões e croutons) e o excesso de queijos;

– Se as frutas não apetecem no frio, procure cozê-las, tente colocar, por exemplo, uma banana no microondas, e polvilhar canela!

– Faça sanduíches quentes, procure tostar o pão com queijo branco, fica uma delícia, principalmente acompanhado com uma xícara de leite desnatado quente com canela (ótima sugestão de lanche da tarde ou café da manhã);

– Fazer atividade física no frio é ótimo para aquecer o corpo. Pode até dar uma preguicinha no começo, mas depois a sensação passa e a disposição aumenta.

Nathalia Pinho

Nathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música.

Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).