Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Esporte

[Coluna esportiva] Caminhada rumo ao hexa começa nesta quinta

por Roberto Márcio

A campanha do hexacampeonato começa oficialmente nesta quinta-feira (12), às 16 horas, na Arena Corinthians, em São Paulo: o Brasil entra em campo para enfrentar a Croácia na esperança de dar início à busca pelo sexto título na Copa do Mundo. Anteriormente, venceu em 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1970 (México), 1994 (Estados Unidos) e 2002 (Japão/Coreia do Sul).

Desde que assumiu novamente a seleção em 2012, Luís Felipe Scolari montou um elenco com a mesma filosofia de dez anos atrás, quando levou o Brasil à conquista do pentacampeonato. A tal “Família Scolari” está reunida novamente com o objetivo de deixar o caneco do Mundial no país. No ano passado, recuperou a autoestima do país ao conquistar a Copa das Confederações, após uma vitória sobre a Espanha na final, por 3 a 0.

Mantendo o estilo “paizão” e ao mesmo tempo sem ser surpreendente, Felipão tem a sua disposição um elenco forte tecnicamente, composto por jogadores que, em sua maioria esmagadora, atua fora do país. Entre os titulares, apenas o artilheiro Fred atua no Brasil (joga no Fluminense). E, em relação a Copa de 2010, apenas seis deles foram chamados, sendo que o goleiro Júlio César e o lateral Daniel Alves estão no time principal.

Hoje, na caminhada rumo ao hexa, a Croácia está no caminho brasileiro na primeira fase. Em 2006, o país que fazia parte da antiga Iugoslávia enfrentou o Brasil, por coincidência, ainda na primeira fase. No jogo, vitória magra brasileira por 1 a 0, com gol marcado por Kaká. De lá p/ cá, poucas coisas mudaram na configuração de ambos, cuja maioria de jogadores atua na Europa.

Para esta quinta-feira à tarde, Felipão já tem os titulares em mente. Confirmou, por exemplo, que Oscar não será barrado para dar lugar a William – a dúvida que pairava na cabeça dos jornalistas – e na lateral-direita, Daniel Alves vai ser mantido. Assim, o Brasil jogará com: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luíz e Marcelo; Paulinho, Luíz Gustavo, Oscar e Hulk; Neymar e Fred.

Petropolitanos na Copa – Petrópolis cedeu dois jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Em 1930, o médico e ex-atleta do Petropolitano, Carvalho Leite participou da primeira edição do Mundial, no Uruguai. E, em 1934, Ariel Nogueira, outro ex-jogador do alvinegro, fez parte do selecionado.

No entanto, outros que já jogaram ou trabalharam em Petrópolis participaram da Copa. O atual preparador físico da seleção, Paulo Paixão, já trabalhou no Serrano.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).