Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
História

Festa Junina: tradição da nossa terra

Junho e julho são meses festivos para os brasileiros. Logo no início de maio, as festas já começam a ser anunciadas ao longo dos meses seguintes. Em praticamente todos os finais de semana de junho e julho, é possível participar das festividades, que trazem muitos símbolos especiais, com comidas e brincadeiras típicas do famoso arraiá.

Os registros históricos revelam que as festas juninas chegaram ao Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses, mas são de origem francesa, por isso nas danças aparecem várias palavras em francês.

O casamento caipira, por exemplo, faz uma sátira aos casamentos tradicionais. Acredita-se que esse costume nas tradicionais festas teve início para homenagear uma jovem francesa, que foi obrigada a se casar por estar grávida. Após o teatro, a festa segue com a apresentação da quadrilha, que surgiu nos salões da corte francesa, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses denominada de “campesine”. Os nossos colonizadores trouxeram a dança e os principais elementos que compõem a apresentação: vestidos coloridos e rodados, os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e o agradecimento aos santos pelas boas colheitas.

Além do famoso casamento e da quadrilha, uma boa festa junina conta com todos os elementos que devem compor a festa. Segue a lista de símbolos da festa junina e seus significados:

Fogueira: simboliza a proteção contra os maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois é utilizada para homenagear os três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Balões: indicam o início das comemorações, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos. Os balões atualmente devem ser usados somente como artigo de decoração, pois, quando soltos, podem provocar incêndios.

Bandeirinhas: Elas foram criadas como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho. Em toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas que deixam a festa colorida e ainda mais animada.

Comidas típicas: A festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoca, dentre outras. Além é claro, da maçã do amor, algodão doce, cachorro-quente, quentão, pastel, caldos variados e salsichão.

Jogos: os jogos mais tradicionais são o tiro ao alvo, pescaria, boca do palhaço, casa dos porquinhos e a argola.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).