Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Jogos da copa aumentam índice de cardíacos nos hospitais

Um estudo realizado por pesquisadores da USP, que analisou as últimas quatro Copas do Mundo, revela que o número de internações por problemas cardíacos cresce até 16% quando a partida é disputada pela seleção brasileira.

“ Através do sistema neural, simpático e parassimpático, todo o sistema cardiovascular é influenciado por uma série de hormônios que tendem a aumentar a pressão arterial, frequência cardíaca e a tendência à coagulação diante do estresse e, de forma contrária, diante do relaxamento e dos momentos de prazer. Portanto, ser feliz e calmo faz bem para o coração”, alerta o cardiologista e professor da FMP/Fase, Bruno Vogas.

No caso de pessoas que já tenham histórico de problemas cardiovasculares é preciso que tenham um bom acompanhamento médico, além de respeitar os horários para tomar os medicamentos.

“Os cardiopatas não podem evitar as emoções, mas podem se preparar para enfrentá-las seguindo as recomendações médicas, que são individuais e que vão desde a permissão para assistir aos jogos, sob medicação rotineira, até a proibição de assisti-los, quando o médico interpreta que o paciente não tem condições psicológicas para tal enfrentamento”, finaliza.

A jornalista Regina Domingues conta que, mesmo tendo vários problemas cardiovasculares, não perde um jogo da seleção brasileira.

“Eu tomo, por dia, uma média de 12 comprimidos na parte da manhã e 18 à noite, pois a minha pressão arterial se manteve muito alta ao longo dos anos e, atualmente, eu tenho hipertrofia no ventrículo esquerdo. Mas, antes de assistir ao primeiro jogo da copa, aferi a minha pressão e tomei um calmante. A adrenalina foi grande e, em alguns momentos, meu coração teve episódios de arritmia cardíaca, mas no final deu tudo certo”, relata Regina, feliz pela vitória da seleção.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).