Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Uso de protetor solar e hidratantes são as medidas mais recomendadas para a pele no inverno

Com a chegada do inverno, os cuidados para manter a pele sempre bonita e saudável devem ser redobrados. De acordo com a dermatologista Ana Paula Bonvini, da Clínica Maurício Baisch, as principais recomendações são se hidratar bem, com produtos específicos para cada caso. O uso de cremes é mais indicado no inverno, especialmente para pessoas com mais idade e as que tem algum tipo de alergia. “Estas pessoas tem menos hidratação natural na pele e, portanto, devem reforçar isso com estes cremes”, destacou.

O uso do filtro solar também é indicado, já que as temperaturas mais baixas do inverno fazem com que a gente não perceba o sol e a radiação ultravioleta, que continua agindo. “Usar o protetor tem que ser um hábito, que precisa ser cultivado. Usá-lo sempre, mesmo em dias nublados, é o correto, porque nunca sabemos quando o tempo pode mudar e o sol surgir”, completou.

Mas é preciso tomar cuidado. Muitos produtos que são vendidos prometendo melhorar a textura da pele podem acabar complicando a situação. É o caso de sabonetes antissépticos e hidratantes muito perfumados, que podem irritar a pele e causar alergia. “Também devemos ter cuidado com os tratamentos que usam ácidos. A pele pode ficar mais irritada nesta época, sendo necessário o uso intercalado dos tratamentos com emolientes”, explica a dermatologista.

Outra medida que deve ser evitada são os banhos demorados. Por mais que a tentação da água quentinha enquanto a temperatura externa está baixa seja grande, os banhos devem ter duração média e com água morna – e não quase fervendo. Também é importante evitar banhos de imersão – exceto quando há óleos hidratantes na água.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).