Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

[Coluna esportiva] Copa das Copas: média de gols se iguala a de 1954

por Roberto Márcio

A Copa do Mundo 2014 terminou sua primeira fase na quinta-feira (26), com a definição dos 16 classificados para as oitavas de final, que começam neste sábado (28). E até aqui, a competição segue muito bem, obrigado. Sobretudo, porque a competição mostra uma excelente média de gols  – 2,8 por jogo – que apenas se iguala a de 1954, realizada na Suíça. Surpresas, bom público, gols bonitos e talentos fazendo a diferença marcaram essa etapa inicial.

Dos oito grupos, com quatro seleções cada, balançaram a rede 139 vezes, sendo que o “B” – chamado de Grupo da Morte – foi o que mais marcou, com 21 gols no total. Pelo grupo “E”, só o duelo entre França e Suíça rendeu sete gols (sendo cinco a favor dos franceses). Já o “F”, que terminou com a Argentina em primeiro, obteve 16 (média de 2.6).

Neymar, Thomas Muller (Alemanha)e Leonel Messi (Argentina) dividem a artilharia com quatro gols. Com suas seleções classificadas para as oitavas de final, eles prometem mais. O detalhe é que a artilharia de Mundiais continua em jogo, afinal, o alemão Klose anotou um e tem os mesmos 15 gols do Ronaldo Fenômeno.

A disputa pelo gol mais bonito da primeira fase é igualmente dura. O peixinho de Van Persie; David Villa, pela Espanha na goleada por 3 x 0 na Austrália (de letra); o quarto de Robben na goleada da Holanda sobre a Espanha;  o atacante americano Dempsey, na vitória por 2 a 1 sobre Gana; Shaquiri no 3 a 0 para a Suíça sobre Honduras; James Rodríguez, da Colômbia sobre o Japão (4 a 1); Lionel Messi na vitória por 2 a 1 sobre a Bósnia; Tim Cahill, da Austrália, na derrota de seu país para a Holanda por 2 a 1; e Dempsey, que com 18 segundos, foi o mais rápido da Copa, no jogo contra Gana.

O Brasil entra em campo neste sábado, às 13h, no Mineirão. E terá pela frente o Chile, que mostrou ser uma equipe bastante competitiva, deixando para trás no seu grupo a campeã mundial Espanha e a Austrália. Do lado brasileiro, o zagueiro David Luiz não participou do último rachão, mas não deve ser problema para logo mais. A mudança certa será no meio campo, com a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho.

O técnico Felipão não quis confirmar uma possível modificação na lateral-direita. Depois do treino tático, de quarta-feira passada em Teresópolis, Maicon entrou no lugar de Daniel Alves no segundo tempo, aumentando rumores numa eventual troca na posição. Já os chilenos confiam no meia Medel e o atacante Arturo Vidal para desbancar os anfitriões e chegarem às quartas.

 A outra partida das oitavas de final, entre Uruguai e Colômbia, começa às 17h, no Maracanã. A disputa ganhou mais uma atração com a punição imposta a Luis Suárez, que mordeu o zagueiro italiano Chiellini e está fora do elenco uruguaio no Mundial. A crise provocada com o artilheiro – que joga pelo Liverpool, da Inglaterra, e está sendo negociado para o Barcelona – despertou um sentimento de mais união entre os uruguaios.

Porém, a Colômbia vem fazendo uma campanha impecável no Mundial. Se classificou em primeiro lugar no grupo C, com nove pontos. O bom goleiro Ospina e o meia-atacante James Rodríguez, além do meia Armero, ex-Palmeiras, têm feito ótimas apresentações. O selecionado contará também com a torcida que invadiu o Rio de Janeiro desde a última quinta-feira.

Caso o Brasil supere o Chile, vai enfrentar nas quartas de final, o ganhador de Uruguai e Colômbia. Neste caso, o jogo será disputado na próxima sexta-feira (4/7), às 13 h, na Arena Castelão.

Confira as partidas das oitavas de final:

SÁBADO (28/6):

Brasil x Chile – às 13h (Mineirão)

Colômbia x Uruguai – às 17h (Maracanã)

DOMINGO (29/6):

Holanda x México – às 13h (Castelão)

Costa Rica x México – às 17h (Pernambuco)

SEGUNDA-FEIRA (30/6):

França x Nigéria – às 13h (Nacional)

Alemanha x Argélia – às 17h (Beira Rio)

TERÇA-FEIRA (1/7):

Argentina x Suíça – às 13h (Itaquerão)

Bélgica x Estados Unidos – às 17h (Fonte Nova)

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).