Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

[Nutrição] O perigo de tomar refrigerante diariamente

O consumo de refrigerante tem aumentado cada vez mais com o passar dos anos e assim, muitas pessoas passaram a consumi-lo diariamente. Por isso, é preciso ter cuidado!

O refrigerante é uma bebida artificial, rico em açúcar, sódio, cafeína, corantes, conservantes e um acidulante chamado ácido fosfórico. O fósforo presente nesse ácido tem o poder de se ligar ao cálcio no intestino, aumentando a sua excreção pelas fezes, o que consequentemente agrava o risco de osteoporose.

Além disso, um copo de 200ml de refrigerante tem o equivalente à 9 colheres de chá de açúcar. Mesmo se for diet, light ou zero, você terá um menor consumo de calorias, mas os malefícios são ainda maiores. Os refrigerantes  desse tipo são adoçados com adoçantes artificiais ricos em sódio, aumentando mais ainda a quantidade de sódio, que em excesso, pode provocar aumento da pressão arterial, retenção de líquidos entre outros malefícios.

O excesso de sódio nos refrigerantes também contribui para a não saciedade da sede quando é consumido, proporcionando apenas um alívio imediato, levando a um consumo ainda maior.

Os refrigerantes também possuem grandes quantidades de cafeína, que é um estimulante natural, podendo levar ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Além do mais, a cafeína é um composto “irritante” da mucosa gástrica, e seu alto consumo pode levar à problemas gástricos como gastrite, refluxo e até úlcera, levando também à dependência, é por isso que algumas pessoas se sentem “viciadas” em refrigerante!

Para fugir, procure sempre um substituto natural como água, suco de frutas, água de coco, chás gelados ou água aromatizada!

Nathalia PinhoNathalia Pinho tem 25 anos, é nutricionista, atleta de academia, apaixonada por esporte e alimentação. Formada pela Faculdade Arthur Sá Earp, atualmente, ela está cursando Pós-Graduação em Nutrição Desportiva e Estética também na FASE. Trabalha em atendimento clínico na Clínica Cordiagnose e na Clínica Checkup, e com atendimento à praticantes de atividades físicas na Academia ONE. Também é adepta à alimentação e estilo de vida saudável, exercícios físicos, bons livros e boa música. Facebook: www.facebook.com/NathaliaPinhoNutricionista

Um Comentário

  1. Obrigado pela informacao valioza.
    EU JA,TIHA UMA PREOCUPACAO Quanto ao uso do refrigerante,agora entao.
    Vou compartilhar essa informacao!!
    Obg e um feliz 2015 sem refrigerante…rs…

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).