Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Crônicas

[Todo mundo tem uma história] E um amigo para contar…

Amizade

Segundo a Wikipedia, Amizade  é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Já de acordo com o dicionário, é uma afeição recíproca entre dois ou mais entes.

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. Como diria Milton Nascimento, “Amigo é coisa para se guardar. Debaixo de 7 chaves. Dentro do coração”.

Desde que somos crianças sempre temos por perto um amigo. Sem contar que pais, mães e irmãos são amigos que já nascem com a gente. E tem também os primos que, naturalmente, são amigos que Deus já coloca no nosso caminho e nós temos apenas a missão de cultivar essa amizade.

Mas existem também aqueles amigos que surgem ao acaso. Todo mundo tem um amigo desde o maternal. Esses sempre sabem tudo sobre a gente. E aí vem o amigo da escola, do ensino médio, da faculdade, da pós, do inglês, do balé, da Igreja, do trabalho e o amigo do amigo… Conforme passam-se os anos, vamos colecionando mais e mais amigos.

Existem alguns que só ficam na nossa vida por um tempo. Depois partem. Marcam presença durante o tempo que ficaram e deixam saudades de bons momentos quando se vão. São os amigos temporários.

E tem aqueles que a gente não vive sem. Isso não quer dizer que precisamos vê-los todos os dias. Mas, que mesmo distante, sabemos tudo que acontece e estamos ali sempre que um ou outro precisam. Seja para rir ou até para chorar.

Amizade é um relacionamento. Amigo é aquele que vai com você no Mc Donald’s e sabe que você vai pedir a promoção do Cheddar especial, com suco de uva. E que você não tem coordenação motora suficiente para subir as escadas com a bandeja. Sabe os filmes que você gosta e até quantas vezes você já assistiu “Meia noite em Paris”.

Amigo que é amigo conhece o seu gosto musical e quando escuta aquela música nova que está bombando, pensa logo: “Tenho que passar para fulana, ela vai gostar”. Ou então aquele amigo que lê um livro e identifica você no personagem. “Você precisa ler. É a sua história”.

Algumas amizades se perpetuam de diversas formas. Tem o amigo que te chama para ser madrinha de casamento e o outro que quer que você batize o filho. Mais que uma demonstração de carinho, estes dois representam uma das maiores demonstrações de confiança.

Tem amigo que você não vê há anos. E quando se encontram parece que haviam se visto no dia anterior, tamanha a sintonia.

Ao longo da vida, percebemos que alguns amigos, nem são tão amigos assim e é aí que valorizamos ainda mais aqueles que são de verdade. Que amam você incondicionalmente. Sim! Amizade também é amor!

E quem acha que não existe amizade entre um homem e uma mulher, está muito enganado. É possível ter amigos sem nenhum interesse. Eu tenho um monte deles.

Amigo é aquela pessoa que você pode contar, independente de onde você estiver, ou dos compromissos impostos pela vida. É o que te ajuda a superar um relacionamento e exalta todas as suas qualidades neste momento, te fazendo se sentir outra pessoa. É quem te dá forças quando você se sente sozinha. Estar com amigos é um sentimento tão bom, que chega a ser indescritível.

Seja qual for o motivo da nossa existência, o importante é viver e ter amigos!

Feliz Dia do amigo a todos os meus amigos!

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).