Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Resultados de exames feitos no Centro de Diagnóstico do HAC saem na hora

Há um mês, o Centro de Diagnóstico do Hospital Alcides Carneiro (HAC), onde são realizados oito procedimentos médicos – endoscopia, colonoscopia, histeroscopia, ecocardiograma, broncoscopia, ergometria (teste de esforço), retossigmoidoscopia e cistoscopia – teve o sistema informatizado e passou a liberar os resultados na hora, acabando com a espera de até dez dias por resultados de exames.

Dos oito procedimentos oferecidos no espaço, apenas um não permite a liberação do resultado no mesmo dia: a endoscopia, que depende da análise da ureia. Como o Centro tem salas onde os pacientes podem se recuperar após a realização dos procedimentos, acaba contribuindo também para desafogar os leitos do centro cirúrgico e da clínica médica.

Inaugurado em agosto de 2013, o Centro de Diagnóstico do HAC já garantiu a realização de 10.400 exames. “Estamos realizando em torno de 1.120 exames por mês. São 450 vagas para endoscopia mensalmente, número que representa um aumento de quase 60% na oferta em relação à média de exames realizada antes da criação do Centro de Diagnóstico. Também aumentamos em 50% a oferta de vagas para colonoscopia”, ressaltou a coordenadora do Centro, a enfermeira Vanderleia Azevedo, lembrando, ainda, que, por mês, são realizados 400 exames de ecocardiograma.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).