Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Festival de Inverno da Dell’Arte: New Tide Orquestra e Quarteto A Priori entre as atrações desta sexta-feira

Encerrando a série “Concertos ao Meio Dia”, do Festival de Inverno da Dell’Arte, as pianistas Patricia Glatzl e Ligia Moreno se apresentam no Cine Teatro do Museu Imperial, nesta sexta-feira (25), às 12h.

No programa, haverá peças de Rachmaninoff e Grieg. O acompanhamento e a versão orquestral é de Flávio Augusto.

Ainda no Cine Teatro do Museu, às 15h, será exibido o documentário “Com respeito aos oito baixos”, que marca a estreia como diretor do músico e pesquisador Léo Rugero. Realizado através do Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga 2012, o filme narra a trajetória da sanfona de oito baixos na música nordestina, contando com o depoimento de sanfoneiros e pesquisadores como Zé Calixto, Luizinho Calixto, Geraldo Correia, Anselmo Alves e Lêda Dias. Filmado nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, consiste em um documento sonoro e visual da música nordestina. Após a sessão, haverá um debate com o diretor Léo Rugero.

Ambas atrações são gratuitas.

new tide orquestraNa série “Cristal Jazz”, a New Tide Orquestra se apresenta no Palácio de Cristal. A banda petropolitana LummeN fará a abertura do evento, às 19h. A entrada é franca.

O grupo sueco é um dos mais apreciados live acts no cenário da música experimental. O grupo é uma miscelânea da moderna música de câmara que explora minimalismo, barroco, improvisação livre com influências de John Cage e Phillip Glass,com um toque de tango e uma intensa dinâmica. A formação inusitada inclui bandoneon (Per Støorby), guitarra (Peter Gran), violino (Livet Nord), piano (Thomas Gustavsson), violoncelo (Johanna Dahl), contrabaixo (Josef Kallerdahl).

A LummeN, por sua vez,  apresenta características da música erudita, com arranjos elaborados e a inclusão de instrumentos clássicos como a flauta e o violino, em meio aos populares: guitarra, baixo e bateria. A banda é formada por Marco Aureh (voz, flautas, violões e bandolim), André Henriques (violino, violão e vocal), Paulinho Cabral (guitarra e violão), Rodolfo Araújo (baixo e vocal ) e Giovani Vicenzo (bateria).

E fechando a série “Concerto à luz de velas”, o Quarteto A Priori se apresenta na Sala de Exposições Temporárias do Museu Imperial, às 18h.

Formado por Marco Catto e Priscila Rato (violinos), Karolin Broosch (viola) e Pablo de Sá (violoncelo), o grupo traz nomes como Grieg, Levy, Schoenberg e Vrebalov no repertório.

Os ingressos custam R$ 24,00, com direito à meia-entrada. Também se pede 1 kg de alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).