Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Esporte

Aventuras no Açu: um passeio inesquecível

Fotos: Gisele Oliveira

A temporada de montanhismo está aberta e promete muitas aventuras. O inverno é a estação do ano mais adequada para aqueles, que assim como eu, adoram fazer trilhas e curtir a natureza. Durante essa época não há riscos de fortes chuvas e o clima é mais agradável.  Além disso, no verão, época de chuvas, a subida é desaconselhável e muitas vezes impedida por fiscais do Ibama, pois as trilhas se tornam muito difíceis, além de existir a probabilidade de tempestades, com muitos raios.

Decidi viver a experiência da subida do Açu, um dos locais mais visitados pelos aventureiros, em Petrópolis. Localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o lugar transmite muita paz, harmonia e uma beleza de deixar qualquer pessoa maravilhada e literalmente sem ar. A longa caminhada vale a pena, pois garante paisagens exuberantes e fotos perfeitas.

Totem da trilha do Açu
Totem da trilha do Açu
Castelo
Castelo

A altitude atingida durante o percurso é de 2.180 metros e a classificação da trilha é pesada, com desnível de 1.300 metros. Para realizar toda a trilha são necessárias cerca de seis a oito horas de caminhada, dependo do ritmo do grupo.

A trilha é toda feita em subida e, por isso, exige muita disposição e um bom preparo físico dos aventureiros. Durante o trajeto existem alguns pontos de coleta de água potável e vários mirantes, entre eles, a Pedra do Queijo e o Ajax, os dois acima de 1.500 metros.

A trilha oferece uma vegetação exuberante, com cachoeiras e uma paisagem panorâmica, que abrange os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Rio de Janeiro, que deixam as pessoas maravilhadas. Quando o tempo está aberto é possível ver o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.

O nascer do sol garante um espetáculo. Apesar do frio e da ventania, vale a pena admirar os mistérios da natureza que aos poucos revelam um novo dia. A transformação da noite em dia produz efeitos de luz que não há como definir a dimensão da beleza.

Nascer do sol
Nascer do sol
Por do sol
Por do sol

Se por um lado o amanhecer oferece um espetáculo, o pôr do sol também garante momentos de magia. As misturas das cores são fascinantes e o desejo de quem assiste a essa transformação é que aquele momento fique eternizado em nossas lembranças.

Curiosidade histórica:

O Açu foi uma rota de fuga de escravos no século XIX. O morro está localizado na antiga fazenda do Padre Antônio Tomás de Aquino da Silva Goulão, o Padre Correia, no tempo da colonização.

Açu cruz do cruzeiro

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).