Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

La Bohème e Zé Calixto encerram o Festival de Inverno da Dell’Arte

Neste domingo (27), o Festival de Inverno da Dell’Arte se despede com a ópera La Bohème, no Palácio de Cristal, às 17h. A entrada é franca.

A ópera em quatro atos de Giacomo Puccini tem como pano de fundo o cotidiano do QuartierLatin parisiense no final do século XIX. Rodolfo, Marcello, Colline e Schaunard são artistas e colegas de quarto. O primeiro é apaixonado pela vizinha doente, Mimì, e o segundo por Musetta, que insiste em fazê-lo sofrer de ciúmes ao andar com o rico Alcindoro.

Para as principais cenas, foram convidados as sopranos Marianna Lima e Michele Menezes; o barítono, Ciro D’Araujo e o tenor, Ivan Jorgensen.

rio araripeLogo depois, Zé Calixto e Rio Araripe sobem ao palco, às 20h, com muito calango, forró, baião, xaxado, coco, maracatu, galope, arrasta pé e xote. O “Rei dos oito baixos” dedicou toda sua vida à “sanfona de oito baixos” e cumpre está a mais de 50 anos a serviço do forró e da música nordestina.

Já o grupo Rio Araripe procura enfatizar o repertório tradicional da sanfona de oito baixos, além de incorporar os clássicos sempre presentes no repertório que compreende o legado musical preconizado por Luiz Gonzaga.

No Cine Teatro do Museu Imperial, serão exibidos os curta metragens produzidos pelas crianças participantes da oficina de cinema digital em stop motion, na Comunidade Jesus Menino, no Carangola. Na ocasião também acontece uma palestra, às 15h, sobre inclusão social feita pela presidente do Conselho Municipal, Fernanda Ferreira.

A Comunidade Católica Jesus Menino é uma instituição que acolhe e adota crianças e jovens com deficiência. Jane Abreu, que coordena projetos de oficinas de cinema desde 2000, explica que  nada impede a capacidade e o desejo de fazer curtas metragens,  com fotos em sequência capturadas por elas, através de câmeras fotográfica e/ou celulares.

Os filmes tem como base as Cirandas, compostas por Villa–Lobos. “Embasadas  no nosso folclore de cantigas de roda, as Cirandas de Villa-Lobos são uma ótima oportunidade de resgatar brincadeiras precocemente esquecidas pelas crianças”, diz Myrian Dauelsberg, diretora do festival da Dell’Arte.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).