Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é marcado pela realização de testes rápidos durante toda a semana

Foto: imagem ilustrativa

A campanha do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais tem início nesta segunda-feira (28). Em Petrópolis, as ações serão intensificadas nas unidades de saúde com a mobilização das comunidades e vacinação na sede do Programa DST/Aids e Hepatites, onde serão realizados, durante toda a semana, os testes rápidos para detecção da doença.

O objetivo é sensibilizar, envolver e informar profissionais de saúde e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e da ampliação do acesso à vacinação contra hepatite B. Hoje, há possibilidades de diagnóstico rápido e tratamento adequado pela rede pública de saúde, com serviços especializados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com o vírus da hepatite B (VHB) sendo que 350 a 400 milhões são portadores crônicos, compreendendo aproximadamente 5% da população mundial.

Em relação à Hepatite C, a OMS estima que aproximadamente 3% da população mundial estejam infectados pelo vírus (HCV), o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e sob risco de desenvolver as complicações da doença. No período de 2005 a 2012 foram notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) do Estado do Rio de Janeiro, 5.226 casos confirmados de Hepatite B e 6.162 casos confirmados de Hepatite C.

Em Petrópolis, os dados divulgados pelo Programa DST/Aids revelam um quadro de incidência parecido com as taxas do Estado do Rio de Janeiro. Em 2012, foram notificados na cidade 12 casos novos de Hepatite B, representando uma incidência de 4%. Em relação à Hepatite C, foram 66 registros no município, o que representa uma incidência de 22,2%.

Os testes rápidos (com resultado em cerca de 20 minutos) poderão ser realizados de segunda à sexta-feira (entre os dias 28/7 a primeiro de agosto), no horário de 8h às 17h. A vacina contra a Hepatite B pode ser encontrada nas unidades de saúde e no Setor de Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) e é indicada para todas as pessoas com idade até 49 anos ou para os públicos específicos (independente da idade), conforme indicações do Ministério da Saúde. São eles: gestantes após o primeiro trimestre de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, carcereiros de delegacias e de penitenciárias, coletor de lixo hospitalar e domiciliar, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, público LGBT, pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, dentre outros), manicures, pedicures e podólogos, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e inaladas, portadores de DST, caminhoneiros, entre outros.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).