Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Cidade

Geólogo japonês participa de reunião da Defesa Civil

Nesta semana, o geólogo Takao Sasaki, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e com técnicos da pasta, para conhecer as informações que o município tem sobre as áreas de risco de Petrópolis. Sasaki também visitou as comunidades do Sargento Boening, do Quitandinha e do Independência. A série de visitas de técnicos japoneses a Petrópolis faz parte do convênio de quatro anos entre o governo brasileiro e a Jica para a redução de desastres naturais em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC).

A parceria com a Jica foi firmada no fim do ano passado. Desde então, o prefeito Rubens Bomtempo e técnicos da Prefeitura também foram ao Japão conhecer as medidas de prevenção de desastres naturais daquele país – viagens custeadas pela Jica. Ao fim da parceria, serão produzidos manuais com orientações sobre mapeamento de risco, sistema de alerta e alarme e planejamento urbano.

“Esta visita é importante para conhecer até que ponto as áreas de risco de Petrópolis já foram mapeadas e em que situação está este mapeamento”, disse Sasaki.

O diretor técnico da Defesa Civil, engenheiro Ricardo Branco, e o geólogo Yuri Garin falaram sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos, de 2007. O documento está sendo atualizado por empresa especializada contratada pela prefeitura. Os técnicos também apresentaram o registro de ocorrências da Defesa Civil.

“Está muito importante receber os técnicos da Jica para que eles conheçam cada vez melhor a realidade de Petrópolis. Com essas visitas e reuniões constantes, o resultado da parceria será muito positivo para a redução de riscos de desastres em Petrópolis”, disse o secretário Rafael Simão.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).