Concer: Maio amarelo
Concer: Maio amarelo
Saúde

Semana sobre o aleitamento esclarece mitos e verdades sobre o ato de amamentar

Entre os dias 04 e 08 de agosto, a Unimed Petrópolis promoveu a I Semana Interna de aleitamento materno, no Hospital Unimed Bingen. O evento que contou com a presença dos profissionais da área da saúde que lidam diretamente com as gestantes, no pré e no pós- parto, permitiu a troca de experiências entre nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem durante os atendimentos às pacientes.

“Essa semana foi muito produtiva. Além da troca de experiências sobre os momentos que passam no hospital com as pacientes, os profissionais puderam fazer essa ligação entre a prática e a teoria a ser aplicada. Além disso, uniu a equipe multifuncional do banco de leite que trabalha integrada” destaca Glaucimar Campos, nutricionista responsável pela área administrativa do banco de leite.

As palestras sobre “a importância do aleitamento materno para formação do vínculo mãe e bebê” e “ Mitos e verdades da alimentação durante o aleitamento materno” foram os destaques do encontro.

“Eu costumo dizer que quando nasce uma criança, também nasce uma mãe. Temos o dever de oferecer as informações sobre a importância da amamentação e os cuidados que as mães devem ter com os bebês, para estabelecer o vínculo entre a mãe e o neném durante o aleitamento materno” frisa a psicóloga, Ana Beatriz Murad.

Muitas mulheres não sabem o que deve e o que não deve comer durante o período que está amamentando. Por isso, a nutricionista Carolina Machado ministrou uma palestra para orientar os profissionais que atuam diretamente com as mães, para que eles possam orientá-las sobre os benefícios orgânicos e psicológicos da amamentação.

“O profissional da área da saúde precisa estar atento a todas as mudanças geradas na mulher durante esse período de transição. Por isso, ressaltar que uma alimentação balanceada, rica em frutas e alimentos saudáveis, vai propiciar mais saúde para mãe e para o bebê é indispensável durante o atendimento no hospital” ressalta Carolina Machado, nutricionista.

Alguns mitos e verdades sobre o período da amamentação foram esclarecidos e conhecimentos que foram passados de geração em geração, desmistificados.  A verdade é que amamentar emagrece e que a mulher deve consumir muita água durante o período do aleitamento materno, pois o organismo da mulher necessita do líquido para se recompor . Além disso, o consumo de alimentos e bebidas com cafeína causam agitação nos bebês.  Por isso, é importante que a mulher evite café, refrigerantes e chocolates.

Por outro lado, o consumo de cerveja preta e canjica não aumentam a produção de leite materno, é um mito. Além disso, a ingestão de feijão e alimentos folhosos não causam cólicas nos bebês.  A nutricionista recomenda que o consumo desses alimentos seja reduzido, mas a mãe precisa dos nutrientes encontrados nesses alimentos para se manter saudável .

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).