Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Coluna Literária

[Coluna literária] “Garota Exemplar” – Gillian Flynn

Se você procura um romance com uma mocinha indefesa à procura do príncipe encantando que vai amá-la para sempre, com trechos que arrancarão suspiros e te farão criar expectativas completamente irreais,  passe longe de “Garota Exemplar”.

Amy e Nick estão longe de ser um casal perfeito. A cada página vamos descobrindo cada vez mais falhas em seus caracteres, o que, de certa forma, justifica os problemas no relacionamento dos dois.

Na história de Gillian Flynn, Amy Dunne desaparece no dia do seu quinto aniversário de casamento. Aparentemente, em circunstâncias violentas. Seu marido, Nick, é o principal suspeito.

O livro todo é intercalado por capítulos que ora são narrados por Nick, ora por Amy. Na primeira parte, acompanhamos a investigação da polícia sobre o caso e trechos do diário de Amy contando um pouco sobre o relacionamento dos dois, onde somos levados a acreditar que Amy é uma “Amélia”: uma esposa dedicada, que faz tudo para agradar ao marido e está tão cega de paixão, que fecha os olhos para as supostas “agressões” dele.

Já na segunda parte do livro, conhecemos uma outra faceta de Amy e nos surpreendemos com sua inteligência. De boba, ingênua e submissa, ela não tem nada.

Nossa “torcida” para quem deve se dar bem e quem deve ser punido no final vai mudando o tempo todo, levando o leitor a uma dúvida constante, que conduz a narrativa para um final surpreendente, completamente diferente do convencional, onde o “feliz”, ou não, é bem subjetivo. Tudo vai depender de como você interpretar a história, e por isso, muitos vão amar e outros vão odiar o desfecho.

Os personagens, embora falhos e movidos pelos sentimentos mais mundanos, conquistam o leitor com suas motivações, que por mais questionáveis que sejam, são muito bem executadas.

Acho que no fundo o livro acaba contribuindo com a velha máxima de que “não há nada mais perigoso que a fúria de uma mulher rejeitada”. Será? Acho que nenhum homem gostaria de pagar p/ ver…

O livro foi adaptado para o cinema, trazendo Bem Affleck e Rosamund Pike como protagonistas. Confira:

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).