Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Município apresenta projeto de lei que estipula cota de vagas para negros e índios em concurso público

Na última terça-feira (26), foi apresentado, na Câmara municipal, um projeto de lei que assegura reserva de 20% das vagas nos concursos públicos e processos seletivos de contratação temporária realizados pela Prefeitura para negros e índios.

O texto define que a reserva de vagas vale inclusive na administração indireta. O quantitativo de vagas será obrigatoriamente informado nos editais e poderão concorrer a elas os candidatos que se autodeclararem negros, pretos, pardos ou índios, conforme quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o superintendente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Rogério Gomes, o projeto de lei foi uma “ótima surpresa”, por considerar ser uma vitória para os negros de Petrópolis. “Depois do continente africano, o Brasil é o país com maior contingente de negros. O Estado brasileiro tem uma dívida histórica com os negros. A reserva de vagas é um importante instrumento na promoção da igualdade racial”, disse.

Um Comentário

  1. Eu não sou a favor para cotas de negros,porque se um negro e um branco estudam em uma faculdade federal,tiveram o mesmo acesso a conhecimentos,porque tem que ter cotas para negros em concursos públicos?Quer dizer que mesmo ele tendo estudado na mesma faculdade,mesmo assim ele não tem gabarito para tal?Mas se a cota é pra negros de formação até o ensino médio é outra coisa.Acho que isso tem que ser explicado melhor.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).