Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

Prefeitura responde aos principais questionamentos dos leitores do AeP sobre as lixeiras conteinerizadas

Na semana passada, o Portal Acontece em Petrópolis realizou uma pesquisa sobre a opinião dos leitores a respeito das novas lixeiras conteinerizadas. Uma análise detalhada das avaliações dos quase 200 participantes demonstrou equilíbrio entre os pontos positivos e negativos das novas coletoras.

Segundo os leitores, entre os benefícios, destacam-se a ausência de ratos e animais sobre o lixo, já que as coletoras contam com tampas; o aspecto de limpeza dessas lixeiras, pois são novas, modernas e compactas; e também a facilitação do trabalho de coleta por parte dos lixeiros.

Já entre os pontos negativos dos novos aparelhos, sobressaem-se a necessidade de se colocar a mão na tampa para abrir a coletora; a preocupação com enchentes e com a durabilidade das lixeiras; e a irritação acerca da instalação dos equipamentos sobre calçadas (em algumas ruas).

Para esclarecer as principais dúvidas e preocupações em relação às novas lixeiras, o Portal Acontece em Petrópolis enviou questionamentos para a Prefeitura de Petrópolis. Veja abaixo as respostas da Governo Municipal:

1 – O que garante que as lixeiras não serão levadas pelas enchentes?
Resposta: Ao longo das ruas Coronel Veiga e Piabanha, estão sendo instalados correntes e ferro para segurar as lixeiras, caso haja um volume maior de chuva.

2 – Em alguns pontos do Itamarati, por exemplo, as novas lixeiras estão instaladas na calçada, impedindo a passagem de pedestres. Como isso será resolvido?
Resposta: A Comdep já comprou cerca de 100 novas lixeiras, mais finas, que serão instaladas em calçadas mais estreitas, facilitando o trajeto dos pedestres.

3 – Qual é o prazo para que todos os bairros sejam contemplados com as novas lixeiras? Quantas já foram instalas e quantas faltam?
Resposta: A cidade conta com 60 bairros e mais de 4500 ruas, vielas, servidões, travessas e becos, por isso não existe um prazo para a substituição das lixeiras. Cada região está sendo estudada separadamente, devido as suas características e topografia. Até o momento, 300 lixeiras já foram substituídas.

4 – Muitas pessoas reclamaram da durabilidade das novas lixeiras, já que são feitas de plástico. O que a Prefeitura tem a dizer sobre isso?
Resposta: As lixeiras são feitas de polietileno e por isso tem maior durabilidade, uma vez que o chorume não corrói este tipo de material. Além disso, as lixeiras passam por higienização e quando sofrem algum tipo de dano são trocadas pela empresa responsável.

5 – Quais recomendações a Prefeitura gostaria de dar a respeito da utilização das novas lixeiras?
Resposta: Com as novas lixeiras, a ideia é reorganizar os espaços públicos, devolvendo à população calçadas e ruas que antes ficavam tomadas de lixo, colocando em risco a saúde das pessoas e atraindo animais, principalmente roedores. O trabalho de instalação dos equipamentos é feito simultaneamente ao de orientação da população. Isso porque só com a ajuda dos petropolitanos o trabalho ficará refletido, de fato, na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É importante ensacar adequadamente o lixo, de forma a evitar que o mesmo se espalhe na lixeira; é preciso também que as pessoas levem o lixo para a lixeira próximo do horário de coleta e que o mesmo seja depositado dentro da lixeira e ela seja fechada corretamente.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).