Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Política

[Eleições 2014] Jeferson Evangelista – candidato a deputado federal

Faltando menos de um mês para as eleições, o Acontece em Petrópolis dá prosseguimento às entrevistas realizadas com os candidatos de Petrópolis, tendo o candidato a deputado federal Jeferson Evangelista (SDD) como um dos entrevistados desta semana.

AeP: Quando e por que você começou na vida política?

Jeferson: Até os meus 48 anos de idade, jamais havia pensado em ser político, mas o faço, desde 2012, movido por um idealismo e obstinação que me impulsionaram por toda a minha vida, e me trouxeram do berço pobre a uma condição de representante de nosso país por todo o mundo, no trabalho que tenho desenvolvido na Perícia Criminal da Polícia Federal desde 2007. Desde que me formei médico em 1987, sou servidor público, concursado nas esferas municipal, estadual e federal. 

Em dezembro de 2008, sem sequer conhecer o novo prefeito recém-eleito de Petrópolis (mandato 2009 a 2012), fui convidado por ele para ser o Secretário de Saúde. Surpreso com o convite, e sabedor de que o encargo seria de grande exposição e dificuldade, fiz várias exigências técnicas e políticas ao então prefeito para viabilizar o meu trabalho. Como eu era funcionário público lotado no Ministério da Justiça, a minha atuação como secretário exigia a minha cessão ao município a partir de uma solicitação e gestão política do prefeito junto àquele Ministério, cujos dirigentes, na época, eram do mesmo partido político. Em janeiro de 2009, tirei férias do meu vínculo federal e assumi como Secretário de Saúde no mesmo dia da posse do prefeito, sem jamais imaginar que o Governo Municipal não viesse a conseguir a minha cessão do Governo Federal. Trabalhei incessantemente naquela Secretaria por um mês e, como a cessão não foi efetivada, não recebi nenhum centavo pelo trabalho que desenvolvi, havendo também o cancelamento da minha nomeação aqui, de forma que voltei ao meu trabalho na Perícia Federal, onde estou até hoje.

A interrupção do meu trabalho na Secretaria foi uma gigantesca frustração para mim e para todo o funcionalismo e população que acreditavam na mudança que eu representava naquele momento. Afastado então do desafio, passei a ser assediado por amigos e por muitos servidores da saúde a retornar ao encargo, mas sempre explicava que isso dependeria de ações efetivas do prefeito junto ao Ministro da Justiça. Este grupo de apoiadores vislumbrou, então, que o melhor caminho seria eu entrar para a vida política, lançando-me a cargos no Legislativo e no Executivo. Entre 2009 e 2011 pensei muito a respeito, e acabei amadurecendo em mim um senso ainda mais elevado de responsabilidade social e política, de forma que resolvi, pela primeira vez na vida, aos 48 anos, me filiar a um partido político. Em 2012, fui candidato a vereador, disputando entre 340 candidatos uma das 15 vagas da Câmara Municipal. Apesar dos poucos recursos, nenhuma experiência em campanhas políticas e da militância no processo apenas nos três meses anteriores ao pleito, consegui quase 1500 votos e fiquei em 32º lugar na colocação geral, pontuação que em outras eleições elegeu vereadores. Foi um belo resultado, que me motivou a continuar na vida política. Hoje, dois anos depois, tenho maturidade para ver a administração pública e a política como a gestão de um condomínio, onde o síndico precisa ser escolhido entre os moradores. Então, quem se acha do bem, quem tem conhecimento, vocação e disposição, precisa se apresentar como candidato, pois se não o fizer, ficaremos todos reclamando dos eleitos que só pensam em levar vantagens e/ou são tão ruins….

AeP: Como secretário de Saúde de Petrópolis, quais foram suas maiores realizações?

Jeferson: Como mencionei acima, o meu tempo de atuação como Secretário de Saúde foi de apenas um mês, período, obviamente, muito curto. Contudo, posso dizer que naqueles trinta dias de incessante trabalho coloquei a casa em ordem! Afinal, a desordem era grande. Havia mais de trezentos processos e decisões judiciais contra a Secretaria de Saúde não cumpridos até 31/12/2008.  Me reuni com a Defensoria Pública, com a Juíza da Vara Cível, com os Diretores dos Hospitais Santa Teresa, Casa Providência e SEHAC, pactuando ações efetivas para administrarmos as dificuldades que encontramos ao assumir – dívidas, pendências, decisões judiciais não cumpridas, desorganização da rede assistencial, drástica redução de leitos hospitalares, veículos e equipamentos inoperantes, etc. Dei credibilidade à Gestão Pública frente ao funcionalismo e frente aos prestadores de serviço da Secretaria – Hospitais, Laboratórios, Clínicas, etc. Promovi a imediata recuperação de viaturas, pois a Secretaria tinha funcionando apenas duas ou três ambulâncias, já que dezenas de outras estavam todas quebradas. Procedemos compras emergenciais e iniciamos processos licitatórios para a recuperação dos estoques e a normalização do fluxo dos medicamentos e insumos da saúde. Aumentamos a oferta de exames oferecidos à população, inclusive Tomografia Computadorizada. Assumi a Presidência do Conselho Municipal de Saúde com grande apoio dos seus membros, com vitória de 17 a 4 numa eleição direta. Fiz um amplo levantamento diagnóstico da situação da rede própria e visitei as principais unidades administradas diretamente pela Secretaria de Saúde (Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, Pronto Socorro Leônidas Sampaio e Centro de Saúde), levando junto o prefeito, de forma a fazê-lo se comprometer e a enxergar a necessidade de investimento e recuperação delas. Também me reuni com segmentos do funcionalismo, pactuando acordos voltados para a melhoria da assistência à saúde da população e para a valorização dos servidores públicos.

AeP: O que pretende realizar se eleito deputado federal? Qual é a sua principal bandeira?

Jeferson: Com a bagagem que adquiri ao longo da minha carreira como médico cirurgião, administrador hospitalar, professor universitário nas faculdades de direito (UCP) e medicina (FMP), e como médico legista e perito forense, vejo a política e a administração pública carente de novas lideranças e de gente do bem que se disponha a conviver nesse meio, lutando pelas coisas certas e justas para as classes e para a sociedade que representa.

Em meio ao debate cotidiano das campanhas, tenho encontrado pessoas que me dizem: “mesmo que você seja do bem, não vai conseguir fazer nada se for eleito”. Já tive experiências privadas e públicas com pessoas negativas, pessimistas ou simplesmente descrentes ou escaldadas, me dizendo que eu não conseguiria, mas eu lutei, lutei e consegui!  Penso que a necessidade da política em nossas vidas é muito clara: se existe o bem comum, o que é público, alguém precisa administrar!  Não tem jeito, se vivemos em sociedade, sempre precisaremos eleger representantes para isso.

Assim, coloco-me à disposição do povo e da sociedade de Petrópolis e do Estado do Rio de Janeiro para representá-los no Congresso Nacional como deputado federal. Em meio a tantas promessas eleitorais não cumpridas por grande parte dos políticos, comprometo-me a fazer de tudo que estiver ao meu alcance para resgatar os bons valores perdidos na política e na gestão pública. Inovar, ousar, e desafiar o que parece difícil, com foco sempre no interesse público e no bem comum.

No meu site (www.drjefersonevangelista.com.br) eu pontuo diversas propostas e metas, mas ressalto que as principais podem ser agrupadas em quatro eixos, que correspondem exatamente às áreas de minha atuação profissional, conhecimento técnico e experiência pessoal:

1 – Saúde – pública e privada.

2 – Educação.

3 – Segurança pública.

4 – Reforma política e eleitoral.

O número de Jeferson Evangelista é 7723.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).