Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

I Festival Literário Petropolitano acontece em outubro

Entre os dias 16 e 21 de outubro, Petrópolis receberá o I Festival Literário Petropolitano (Felipe), que contará com palestras, feira e lançamentos de livros, oficinas e saraus.

Márcio SinoDentre as atrações já confirmadas, o jornalista e produtor de vídeos Márcio Sino vai ministrar uma palestra sobre “Fanzinese exibirá o primeiro capítulo do documentário “Fanzineiros do Século Passado’, seguido de um bate-papo sobre como os “zines” eram produzidos antes do advento da internet, como está a atual produção e quais as perspectivas de futuro do formato impresso.

A professora Cecília Pinheiro vai lançar o livro infantil “Emanuel e seu chapéu”. Através de rimas, a autora brinca com a imaginação das crianças, levando-as a diversos lugares Cecília Pinheirosurpreendentes em companhia do menino Emanuel e seu simpático chapéu verde. O livro conta com ilustrações de Carol Assumpção, uma jovem ilustradora petropolitana de 16 anos, que conseguiu recriar o imaginário infantil e o universo da história através de seus desenhos.

Giancarlo Kind Schmid lançaseu livro “Breu em Brio – Dialética Poética”, que é uma reflexão versificada envolvendo as agruras e prazeres humanos, numa resposta poético-simbólica, onde o encontro entre a luz e as trevas resume a natureza humana. Ele é é membro titular da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, ocupando a 24ª cadeira. Participou de concursos de poesias locais em 2013, como o da “Bauernfest”,  “Serra Serata”  e  “100 Anos de Vinícius de Moraes – Amor Demais”, conquistando 2º e 4º lugares, respectivamente. Participou das 1ª e 2ª  Antologias da Confraria de Poesia Informal em 2013/2014 e escreve regularmente poemas para a comunidade deste mesmo grupo

O poeta e trovador Gilson Maia lançará seu livro “Quando do amor inspira”, que é composta por 82 poemas escritos em décimas, trovas, sonetos e sonetilhos, versando sobre o amor em todas as suas formas. Já o professor Leandro Rodrigues estará lança “Sincretismo Literário”, uma miscelânea de estilos literários.

Carmen e SilvanaOficialmente lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2014, as escritoras Carmem Teresa Elias e Silvana Gonçalves Luiz levam o livro “Clamor: poesia em versos” ao Festival.

Carmem coordena vários projetos culturais em parceria com o escritor Romualdo Magela, com quem possui dois livros publicados,  “Poesias ao Acaso” e “Insano”, além de uma exposição de fotopoesias com mais de 50 quadros. É membro titular da Academia Brasileira de Poesias, entre outras entidades.

Silvana é fundadora e coordenadora do projeto “Poesia, Sentimento Abstrato”. Participa ativamente de feiras culturais, bienais e saraus. É membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro – cadeira 58, e membro da Confraria da Poesia Informal.

A professora e escritora Mônica Ribeiro participa com seu livro “Contracenando em Palavras”. A obra traz uma coletânea de textos variados entre prosa, versos e crônicas escritos através do olhar sensível da autora, sem pesquisas ou fundamentações, mas puramente emocional.

Nilane Soares da Costa, por sua vez, vai ministrar a Oficina sobre Gêneros Literários. A oficina tem como objetivo dar ênfase a conscientização e prática da leitura, além de possibilitar a criação de textos. O trabalho é oferecido a quem aprecia literatura ou quer ser escritor, com conceitos e técnicas de criação literária, partindo da análise rápida de alguns textos escolhidos e utilizando alguns objetos/ imagens como fonte de criação.

Catarina Maul lança seu primeiro livro infantil, “E Deus criou o mundo…”, ilustrado por Rodrigo Santana CB. A obra fala de respeito, de responsabilidade com o meio ambiente, de solidariedade e do mundo que queremos e que devemos ajudar a construir. Escrito em versos Catarina e Rodrigorimados, Catarina se utiliza da poesia para sensibilizar crianças e adultos na missão de reconstruir um mundo cada vez melhor.

A obra será lançada no dia 20 de outubro, na Casa de Educação Visconde de Mauá, às 9h30. Na ocasião, a autora vai autografar os exemplares, que custam R$ 25,00.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).