Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Violinista do Cazaquistão se apresenta com a pianista Kátia Ballousier

No próximo domingo (21), a Sociedade Artística Villa-Lobos leva a violinista Aiman Mussakhajayeva, acompanhada pela pianista Kátia Ballousier, ao Cine Teatro do Museu Imperial, às 16h.

Aiman Mussakhajayeva, Artista do Povo da República do Cazaquistão, vem se apresentando como solista da Filarmônica Jambuldo Cazaquistão desde 1983. Seu repertório é dos mais amplos, indo de Bach, Mozart e Haydn a Beethoven, Paganini, Tchaikovsky e Sibelius.

Aiman recebeu muitos títulos e prêmios, entre os quais se destacam os de Artista do Povo (1986), Artista de Honra da República do Uzbequistão (1994), Acadêmica da Academia Internacional de Artes (1998) e Artista do Povo Honorária da UNESCO (1998). Em 2000, recebeu um Prêmio Estatal pelo sucesso obtido no campo da cultura e em 2002, o prêmio por grandes realizações na esfera da arte e da música. Recebeu ainda uma medalha especial dedicada ao XX Aniversário de Independência da República do Cazaquistão. Em 2012, tornou-se a primeira artista do país a firmar contrato com o prestigioso selo musical Deutsche Grammophon.

 Já Kátia Ballousier é natural do Rio de Janeiro, graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ, onde também realizou seus estudos de mestrado. Detentora de sete primeiros prêmios em concursos de piano vem desenvolvendo intenso trabalho como camerista, atuando ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros. Desde 1999 integra duo com o tenor José Hue; é pianista acompanhadora na Uni-Rio, atuando também com frequência com as principais orquestras do Rio de Janeiro.

Serviço

Local: Cine Teatro do Museu Imperial

Data: 21 de setembro (domingo)

Horário: 16h

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada)

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).