Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Instituto Philippe Guédon acredita que veículos leves sobre trilhos podem trazer mais mobilidade

Foto: imagem ilustrativa

Na Semana da Mobilidade, promovida pelo Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa, questões como a utilização do transporte coletivo, veículos não motorizados e o uso consciente do transporte individual vem sendo debatidas. O Instituto acredita que a volta dos veículos leves sobre trilhos (VLTs) seja uma opção para trazer mais mobilidade à Petrópolis, pois além de comportar ainda mais passageiros, é menos poluente, mais silencioso e mais barato.

No século XIX, o terminal rodoviário que conhecemos, no Centro de Petrópolis, abrigava a estação do trem que ligava o município ao Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo, ganhando automóveis e estradas. O resultado, todos já conhecem: falta de planejamento urbano e congestionamentos no ir e vir do dia a dia.

“Petrópolis e seus distritos devem ser unidos da forma mais racional possível, o que implica a volta dos trilhos. Querer que a União e Indústria dê conta de absorver todo o fluxo entre o centro da cidade e seus distritos é completamente inviável”, esclareceu Philippe Guédon, presidente do IPGP.

Os VLTs são considerados por especialistas como a grande saída para solucionar o problema da imobilidade urbana. Eles podem transportar até quatro vezes mais pessoas do que o ônibus pela metade do preço do metrô.

Mais em:

Município estuda projeto para reativação da Estrada de Ferro Grão Pará

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).