Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Crônicas

Observações de uma petropolitana: música na Cidade Imperial

Foto: Isabella Pinheiro/TV Globo

Na última quinta-feira (18), teve início a terceira edição do The Voice Brasil, um programa que passa na Rede Globo e seleciona as melhores vozes do país. O primeiro candidato foi Gabriel Silva, que ao som de “Hoochie Coochie Man”, de Muddy Waters, conquistou os quatro jurados e foi o primeiro a entrar para o time de Lulu Santos. O que muitos podem não saber é que Gabriel é petropolitano e já agitou muitas noites na cidade quando foi vocalista da banda Tokaia, que é um grande sucesso em Petrópolis até hoje.

Atualmente, liderada por Rik Oliveira, que inclusive já se apresentou no programa do Raul Gil (veja aqui), a Tokaia é sinônimo de casa cheia por onde passa. Sério! Quem já foi assisti-los no Nucrepe, em Itaipava, sabe bem do que estou falando: quando os caras sobem ao palco, não se anda lá dentro. É todo mundo cantando e dançando junto os hits nacionais e internacionais, inclusive canções autorais, num repertório bem eclético que abrange Stevie Wonder, Simply Red, Tim Maia, Os Paralamas do Sucesso, até Lady Gaga.

Já quem curte ritmos brasileiros, certamente já foi a um show da Tribo de Gonzaga, que é referência na cidade e já tem um público cativo, sempre presente para dançar um forró e se divertir. Assim como as rodas de choro do Taruíra, que atraem pessoas de todas as idades nas praças da cidade e proporcionam uma tarde agradável como música de qualidade.

Os fãs de metal, por sua vez, provavelmente conhecem o trabalho do petropolitano Gus Monsanto, que já integrou a Angel Heart (que teve o clipe “Big Love” na MTV do Brasil, confira aqui), Overdose (onde pode abrir shows de bandas como Whitesnake, Queensryche e Megadeth), trio Monkey Bite (com quem excursionou pelos Estados Unidos), a banda francesa Adagio (que fez tour pelos EUA, Suíça, Espanha, Holanda e França e dividiu o palco com nomes como Edguy, Savatage e Devin Townsend), dentre muitas outras em seu vasto currículo.

Um outro petropolitano que vem ganhando destaque é Gustavo Tibi, da banda Jamz, que foi uma das finalistas do SuperStar, também da Rede Globo. (A banda já se apresentou duas vezes em Petrópolis, e na última, conversei rapidamente com eles, como você pode ver aqui.)

Uma boa oportunidade para conhecer várias bandas legais que tem na terrinha é com o festival Solstício do Som, que a cada edição vem dando a oportunidade para que mais bandas mostrem seus trabalhos. São tantos dias e tantas atrações, que dá para agradar a gregos e troianos, rockeiros e forrozeiros… E o melhor de tudo é que é no Centro da cidade (Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral) e você pode reunir seus amigos enquanto curte um som de graça!

Das bandas que me lembro de ter visto por lá, curti muito o som da Fábrica (que faz um cover excelente da Legião Urbana, além de canções autorais), Hover (eu normalmente não curto bandas que só tocam músicas autorais, justamente por não conhecer nenhuma, mas o som dos caras é tão bom que sempre vou aos shows), Fog Session (que me ganhou com músicas do Pearl Jam no repertório), Gus Ferla (até baixei as músicas de tão boas, ouça aqui)… São tantas que com certeza vou acabar esquecendo de alguma, então vou parar por aqui.

Enfim, para todos que curtem música (existe alguém que não goste?) e estão sempre em busca de algo novo para escutar, às vezes, sua próxima banda favorita pode estar mais perto do que você imagina. Então, prestigie os músicos locais, dê uma chance ao som deles, vocês podem se surpreender (e finalmente ter um programa maneiro para seu sábado à noite em Petrópolis).

 As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.

2 Comentários

  1. Convido a todos para conhecerem o site SoundCloud!
    Aonde você pode ouvir os trabalhos autorais das bandas independentes com direito a letras e a fazer downloads.

    Garanto que descobriram boas novas canções

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).