Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Secretaria de Saúde confirma duas mortes por H1N1 em setembro

Duas pessoas morreram este mês, vítimas da Influenza H1N1: uma adolescente de 13 anos e uma mulher de 46 anos. A Secretaria de Saúde do município informou que, em 2013, 33 casos suspeitos foram notificados à Coordenadoria de Epidemiologia. Destes, 30 foram descartados e apenas três foram confirmados. Neste ano, até o mês de agosto, oito casos suspeitos foram notificados. Todos os resultados foram negativos em relação à H1N1. Em setembro, até esta terça-feira (23) foram nove notificações. Três casos (dois deles com óbito) foram confirmados após a realização de exames, três foram descartados, e três aguardam resultado laboratorial.

Um dos pacientes com diagnóstico confirmado está internado no Hospital Alcides Carneiro (HAC), recebendo todos os cuidados necessários, e passa bem. Os outros três pacientes com suspeita de H1N1, também internados no HAC, já estão sendo medicados, mas aguardam o resultado de exames.

A Coordenadoria de Epidemiologia lembra que a gripe é uma virose causada por vários agentes etiológicos (vírus), caracterizada por sintomas comuns como febre, coriza, tosse e mal estar, entre outros. Normalmente, os sintomas desaparecem em até seis dias. Em alguns casos, há complicações, com o paciente apresentando falta de ar e pressão baixa, além de piora do estado geral. Essas complicações, identificadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave, têm indicação de monitoramento permanente e são de notificação compulsória.

Segundo dados do Hospital Santa Teresa (HST) no dia 18 de setembro, dois pacientes deram entrada com diagnóstico de Síndrome Respiratória Aguda Grave. De acordo com a unidade, esses pacientes são tratados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. Um deles veio a óbito no dia 18, mas não foi realizado o exame para confirmação do diagnóstico, ou seja, ainda não há como afirmar se a causa da morte foi H1N1. Enquanto o outro paciente segue internado no Centro de Terapia Intensiva de Isolamento e aguarda a confirmação do Diagnóstico Etiológico do quadro.

Dicas de prevenção:

-Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

– Ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

– Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

– Não usar medicamentos sem orientação médica: a automedicação pode ser prejudicial à saúde;

– Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe (principalmente se os sintomas comuns forem associados a dificuldades respiratórias) para diagnóstico e tratamento adequados.

Atualizado em 24 de setembro às 23h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).